Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/859
Título: Representação social frente ao câncer: uma visão dos acadêmicos de fisioterapia de uma instituição de ensino superior
Autor(es): Tavares, Tatiana de Lima
Palavras-chave: Fisioterapia
Câncer
Representação social
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: O câncer é carregado de preconceitos e estigmas. A Fisioterapia conquista seu espaço cada vez mais na área da oncologia, desenvolvendo um papel importante nos cuidados aos pacientes. O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar a estrutura da representação frente ao câncer por acadêmicos de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na Teoria de Representações Sociais e desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com os alunos ingressantes e concluintes do curso, no segundo semestre de 2011, com 102 acadêmicos submetidos a um questionário. Os dados foram coletados através da evocação livre ao termo indutor câncer e analisados pelo Software Evocation 2000. Os resultados mostraram que o núcleo central da representação social apresenta-se basicamente negativo, palavras como: quimioterapia, tristeza, dor e sofrimento. Entre os alunos que não vivenciaram câncer na família tivemos as palavras mais evocadas como reabilitação e tratamento. O câncer ainda é entendido pelas pessoas e não diferentemente para ingressantes e concluintes do curso de fisioterapia, em geral, como sinônimo de dor, tristeza, morte, tratamento de quimioterapia e sofrimento. E permanece vivo no imaginário social como uma doença que está, associada a representações negativas.
Descrição: TAVARES, T. de L. Representação social frente ao câncer: uma visão dos acadêmicos de fisioterapia de uma instituição de ensino superior. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/859
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana de Lima Tavares.pdfTatiana de Lima Tavares511.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.