Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/860
Título: Avaliação da força muscular respiratória em pacientes submetidos ao protocolo de estabilização segmentar
Autor(es): Pereira, Gláucia Soares
Palavras-chave: Força Muscular Respiratória
Estabilização Segmentar
Manovacuometria
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: A Estabilização Segmentar é um método de fortalecimento muscular, baseado no treinamento resistido dos estabilizadores lombares, na conscientização da contração muscular e o estimulo proprioceptivo. Os exercícios de ES associados ao treino respiratório determinam a qualidade, funcionalidade e percepção da contração dos músculos estabilizadores e diferentes segmentos da coluna com alterações do centro de gravidade e postura corporal. A maior parte dos músculos do sistema respiratório está ligada as vértebras cervicais e lombares, podendo a técnica de ES atuar na musculatura respiratória. A pesquisa teve como objetivo avaliar a força muscular respiratória nos pacientes submetidos ao protocolo de estabilização segmentar. Sendo a amostra composta por 10 pacientes com 90% do sexo feminino, e 70% enquadrados na faixa etária de 40 à 60 anos, com diagnóstico clinico prevalente de hérnia de disco, atendidos no GAP (grupo de apoio à coluna) na Clinica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba - CEFUEPB no período de novembro de 2012. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados coletados foram analisados pelo programa GraphPad Prisma 4.00, expressos em média, desvio padrão da média e frequência. Avaliou-se a Força Muscular Respiratória através da Manovacuômetria, obtendo-se resultados abaixo do esperado para a faixa etária dos pesquisados com Pimáx no total de -67,20 ± 15,29 e a Pemáx de 57,20 ± 22,23. Sugere-se estudos comparativos, com amostra maior, tendo em vista a escassa literatura do tema, que contemple a realização da manovacuômetria antes e após o protocolo de Estabilização Segmentar, a fim de verificar a influência da ES na força muscular respiratória.
Descrição: PEREIRA, G. S. Avaliação da força muscular respiratória em pacientes submetidos ao protocolo de estabilização segmentar. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/860
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gláucia Soares Pereira.pdfGláucia Soares Pereira674.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.