Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, José Nilson de-
dc.date.accessioned2016-02-02T20:35:28Z-
dc.date.available2016-02-02T20:35:28Z-
dc.date.issued2015-12-04-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8608-
dc.descriptionARAÚJO, J. N. de. Matemática do cotidiano na sala de aula e resolução de problemas: Uma experiência com o Programa GESTAR. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa compreender quais são as reações e interesses dos discentes frente ao ensino de Matemática a partir de situações em que os alunos percebam sua aplicabilidade. Além disso, identificar as contribuições desta abordagem para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. O caminho escolhido para realização deste trabalho foi inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre os impasses referente ao ensino de Matemática, mostrando a importância da formação do professor. O trabalho de campo foi desenvolvido por meio de um mini curso em uma sala de aula do 8° ano de uma escola pública municipal do Estado da Paraíba, apoiado, sobretudo no material do Programa GESTAR, especificamente no Caderno de Apoio Aprendizagem de Matemática, Unidade III - imposto de renda e porcentagem, visto que, nesse Programa, os assuntos de matemática sempre são abordados a partir de situações reais, aquelas que certamente fazem sentido para a vida dos alunos, desenvolvidos por meio de resolução de problemas. Dentre os resultados, percebeu-se em muitos momentos comportamentos dos alunos positivamente diferenciados em relação aos que geralmente é presenciado cotidianamente numa sala de aula padrão de matemática. Na proposta desenvolvida, os alunos começaram efetivamente a interagir, a participar da aula, com uma grande vontade de querer conhecer o assunto que estava sendo abordado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvanio de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectGESTARpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleMatemática do cotidiano na sala de aula e resolução de problemas: Uma experiência com o Programa GESTARpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Nilson de Araújo.pdfPDF - José Nilson de Araújo4.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.