Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Francicleide da Silva-
dc.date.accessioned2016-02-02T20:38:03Z-
dc.date.available2016-02-02T20:38:03Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.otherCDD 372. 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8613-
dc.descriptionBORGES, F. da S. Uma experiência vivida pelos professores de Matemática na implantação do ProEMI na cidade de Gurjão. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador) é um programa desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os Governos Estaduais e Distrital, que visa a melhoria da qualidade de ensino dessa etapa da Educação Básica. Este trabalho pretende verificar como está ocorrendo a implantação deste programa no município de Gurjão e também obter informações de como os professores de matemática estão vivenciando esse processo. Para conhecermos melhor o programa fizemos pesquisas na internet e estudamos os documentos orientadores do programa fornecidos pelo site do MEC, utilizamos também como referencial teórico algumas resoluções da LDB(1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2012), Araújo e Borba(2004), entre outros. De início fazemos uma apresentaçãodo programa, como ele funciona, quais são os seus objetivos e como ele foi estabelecido, logo depois apresentamos os macrocamposque trazem a proposta de um currículo inovador para o Ensino Médio. Feito isso, nós caracterizamos o nosso campo de pesquisa e falamos um pouco a respeito do nosso objeto de estudo. Para obtermos os dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os sujeitos de pesquisa que são professores de Matemática que atuam no ProEMI na cidade de Gurjão, com o objetivo de conhecer as opiniões dos professores sobre as mudanças ocorridas na Escola e no currículo com a implantação do programa, e como essas mudanças influenciaram a disciplina de matemática; Também é objetivo deste trabalho identificar, através do relato dos professores os avanços para a aprendizagem da disciplina de Matemática, após a implantação do ProEMI e analisar a implantação do programa do ponto de vista dos professores de matemática. Em seguida expomos essas entrevistas e fazemos a análise dos dados, tomando como base os documentos orientadores que regulamentam o programa. Identificamos inúmeras dificuldades enfrentadas pelos professores durante a implantação desse programa e algumas irregularidades, mas também percebemos alguns avanços na disciplina de Matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrograma Ensino Médio Inovadorpt_BR
dc.subjectProfessores de Matemáticapt_BR
dc.subjectQualidade de Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem em Matemáticapt_BR
dc.titleUma experiência vivida pelos professores de Matemática na implantação do ProEMI na cidade de Gurjãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francicleide da Silva Borges.pdfPDF - Francicleide da Silva Borges596.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.