Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mailton Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-03T12:56:58Z | - |
dc.date.available | 2016-02-03T12:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8622 | - |
dc.description | SILVA, M. L. da. Soluções químicas a partir da metodologia de mapas conceituais com enfoque CTSA. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os mapas conceituais são apontados como uma ferramenta de ação pedagógica de grande utilidade, possibilitando que seja trabalhada uma infinidade de conceitos. É relevante a necessidade de um ensino de química problematizado sob a perspectiva CTSA, que venha subsidiar a prática didática, a exemplo dos mapas conceituais, que possibilitam a construção e discussão dos conceitos no estudo de várias temáticas, a exemplo das Soluções Químicas. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo inserir a metodologia dos mapas conceituais mediante o estudo das Soluções Químicas, numa turma do ensino médio da E.E.E.F.M Solon de Lucena. A pesquisa ocorreu de forma descritiva e exploratória fundamentada em estudo de caso e análise quanti-qualitativa, tendo como método de aquisição o conhecimento. Os resultados indicam o que relata os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (2000), o ensino de química atualmente tem se reduzido apenas à transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer relação com a vida do aluno, exigindo deste quase sempre a pura memorização, restrita a baixos níveis cognitivos. No entanto para a maioria dos alunos houve um despertar com a metodologia trabalhada na sala de aula, a qual os deixou motivados e fascinados pelos mapas conceituais, que constituiu uma importante ferramenta de ensino, desta forma, este estudo poderá contribuir para que o aluno tenha uma melhor condição de ensino e consequentemente de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Helionalda Costa Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Soluções químicas | pt_BR |
dc.title | Soluções químicas a partir da metodologia de mapas conceituais com enfoque CTSA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mailton Lopes da Silva.pdf | PDF - Mailton Lopes da Silva | 871.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.