Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/862
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Jaqueline Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T17:31:44Z | - |
dc.date.available | 2013-05-16T17:31:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 516 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/862 | - |
dc.description | GONÇALVES, J. M. As secções cônicas abordadas em duas estratégias de ensino utilizando o aplicativo Geogebra. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | É visível a dificuldade encontrada pelos alunos do Ensino Médio no conteúdo das Secções Cônicas. Por outro lado, quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à utilização de aplicativos de geometria dinâmica, podemos obter uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi utilizar, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, Tarefas de Investigação Matemática, com as Secções Cônicas e com o aplicativo GeoGebra. Essa pesquisa teve como objetivos específicos: apresentar as secções cônicas aos alunos utilizando o ensino direto; apresentar aos alunos o aplicativo GeoGebra no Laboratório de Informática; desenvolver três Investigações Matemáticas utilizando o Aplicativo GeoGebra, sendo uma Investigação Matemática para cada uma das Secções Cônicas - Elipse, Hipérbole e Parábola. A metodologia foi desenvolvida levando em consideração o aspecto quantitativo. Neste sentido, desenvolvemos as aulas no ensino direto, aplicação de Teste1, apresentação do aplicativo aos alunos no laboratório de informática as tarefas de Investigação Matemática e o Teste2. Essa pesquisa foi realizada em maio de 2012, numa turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no município de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam para uma melhor compreensão do conteúdo de Cônicas, principalmente no ensino exploratório utilizando o aplicativo GeoGebra, que expressa com clareza a eficácia do aplicativo na compreensão das definições das Secções Cônicas através das Investigações Matemáticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Maria de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Geometria | pt_BR |
dc.subject | Secções Cônicas | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.subject | Investigações Matemáticas | pt_BR |
dc.title | As secções cônicas abordadas em duas estratégias de ensino utilizando o aplicativo Geogebra | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jaqueline Mendes Gonçalves.pdf | PDF - Jaqueline Mendes Gonçalves | 2.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.