Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Jaqueline Mendes-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:31:44Z-
dc.date.available2013-05-16T17:31:44Z-
dc.date.issued2013-05-16-
dc.identifier.otherCDD 516-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/862-
dc.descriptionGONÇALVES, J. M. As secções cônicas abordadas em duas estratégias de ensino utilizando o aplicativo Geogebra. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractÉ visível a dificuldade encontrada pelos alunos do Ensino Médio no conteúdo das Secções Cônicas. Por outro lado, quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à utilização de aplicativos de geometria dinâmica, podemos obter uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi utilizar, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, Tarefas de Investigação Matemática, com as Secções Cônicas e com o aplicativo GeoGebra. Essa pesquisa teve como objetivos específicos: apresentar as secções cônicas aos alunos utilizando o ensino direto; apresentar aos alunos o aplicativo GeoGebra no Laboratório de Informática; desenvolver três Investigações Matemáticas utilizando o Aplicativo GeoGebra, sendo uma Investigação Matemática para cada uma das Secções Cônicas - Elipse, Hipérbole e Parábola. A metodologia foi desenvolvida levando em consideração o aspecto quantitativo. Neste sentido, desenvolvemos as aulas no ensino direto, aplicação de Teste1, apresentação do aplicativo aos alunos no laboratório de informática as tarefas de Investigação Matemática e o Teste2. Essa pesquisa foi realizada em maio de 2012, numa turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no município de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam para uma melhor compreensão do conteúdo de Cônicas, principalmente no ensino exploratório utilizando o aplicativo GeoGebra, que expressa com clareza a eficácia do aplicativo na compreensão das definições das Secções Cônicas através das Investigações Matemáticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemática - Geometriapt_BR
dc.subjectSecções Cônicaspt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectInvestigações Matemáticaspt_BR
dc.titleAs secções cônicas abordadas em duas estratégias de ensino utilizando o aplicativo Geogebrapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Mendes Gonçalves.pdfPDF - Jaqueline Mendes Gonçalves2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.