Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alessandro de Queiroz-
dc.date.accessioned2016-02-05T13:32:59Z-
dc.date.available2016-02-05T13:32:59Z-
dc.date.issued2014-11-27-
dc.identifier.otherCDD 658.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8644-
dc.descriptionARAÚJO, A. de. Q. A pesquisa de marketing como diferencial de mercado: o caso das Lojas Ipanema no município de Campina Grande - PB. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO artigo aborda a pesquisa de marketing como um instrumento de suporte ao processo de tomada de decisões da empresa Ipanema em Campina Grande – PB. O foco de aplicação é a satisfação de clientes e usuários contextualizada com os serviços. Inúmeras vezes os executivos encaram situações em que se veem obrigados a tomar decisões com base em sua experiência, sem dispor de informações seguras sobre a coleta e tratamento de dados que forneçam apoio à tomada de decisão de marketing. Assim, mediante uma revisão da literatura sobre o assunto, abordou-se o tema pesquisa de marketing e a estrutura de um modelo para o qual se tomou como referência o proposto por Malhotra (2012). Como complemento do estudo, realizou-se uma entrevista com 1098, clientes, por acessibilidade, entre os dias 25 Agosto a 05 de Setembro de 2014, nas quatro empresas que compõe o grupo Ipanema na cidade de Campina Grande-PB. Para análise dos dados, utilizaram-se métodos da estatística descritiva, baseando-se nos seguintes elementos: frequência relativa e absoluta e média ponderada no SPSS 18, para a definição de uma amostra não-probabilista por conveniência, com os clientes. Quanto à interpretação dos dados, chegou-se a resultados que evidenciaram algumas associações entre os segmentos estudados como, lembrança da marca, opção de compra e frequência de compra, considerando-se as atividades de marketing. Foi possível também conhecer a maneira pela qual maneira pela qual a empresa Ipanema se apropria das informações obtidas para tomar as decisões de marketing. De modo geral, os resultados apontam uma satisfação em relação à marca, a opção de compra e frequência de compra, porém, ainda alguns aspectos mercadológicos prejudicam o desenvolvimento de novos segmentos da empresa, motivo pelo qual a disponibilidade da informação e o seu uso correto são extremamente necessários para que se tenha conhecimento e compreensão dessas variáveis. Em marketing, uma das formas mais importantes de reduzir os riscos inerentes às suas atividades é dispor do máximo de conhecimento e compreensão possíveis do comportamento das variáveis externas e internas à empresa. Logo, diante do estudo realizado permite-se afirmar que uma empresa será mais dinâmica, mais agressiva e mais atuante do que suas concorrentes, na medida em que possua melhores sistemas de informações e, evidentemente, gestores de diversos níveis capacitados e motivados a utilizar essas informações para as suas tomadas de decisões.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Allan Carlos Alves.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPesquisa de marketingpt_BR
dc.subjectSistema de informação de marketingpt_BR
dc.subjectDecisões de marketingpt_BR
dc.titleA pesquisa de marketing como diferencial de mercado: o caso das Lojas Ipanema no município de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandro de Queiroz Araújo.pdf626.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.