Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Pedro César Pereira de-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:32:02Z-
dc.date.available2013-05-16T17:32:02Z-
dc.date.issued2013-05-16-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/864-
dc.descriptionALMEIDA, P. C. P. de. Abordagens teórico–metodológicas da educação física escolar da Rede Municipal de Campina Grande/PB e conteúdos presentes na prática pedagógica do professor. 2012. 25f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractSabe-se que inúmeros autores da área de educação física abordam uma diversidade de conteúdos a serem trabalhados pela disciplina e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996), em seu artigo 26, inciso 3°, passa a ser componente curricular obrigatório em toda educação básica. O estudo teve como objetivo central identificar e analisar quais as principais abordagens teóricometodológicas e conteúdos que norteiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino fundamental I, da rede pública municipal de Campina Grande/PB. De forma específica, identificar as abordagens pedagógicas que norteiam a prática dos professores de Educação Física; investigar os conteúdos presentes nas aulas de Educação Física na rede pública municipal de Campina Grande-PB e identificar de que forma os professores estão avaliando seus alunos. Para efetivação deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva de abordagem quantiqualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa foram evidenciadas as seguintes abordagens: a desenvolvimentista de Go Tani, a abordagem construtivista de João Batista Freire, a abordagem crítico-superadora idealizada pelo Coletivo de Autores e a abordagem crítico-emancipatória de Elenor kunz. A população escolhida foi constituída pelos professores de Educação física que atuam somente no ensino fundamental I nas escolas municipais da zona urbana da cidade de Campina Grande/PB, dos 66 professores que atuam na rede de ensino, tivemos uma amostra de 36 professores. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista semi – estruturada, com foco no perfil do professor, conteúdos e abordagens teórico-metodológicas que norteiam a educação física escolar. Após a análise dos dados foi possível observar que o principal conteúdo ministrado nas aulas de educação física foi a recreação e além da mesma, as atividades de desenvolvimento motor e pré-desportivas foram bastante evidenciadas. Entre as abordagens pedagógicas, predominou a abordagem construtivista de João Batista Freire e, ainda, muitos professores justificaram a escolha, uma vez que a mesma trabalha o jogo como principal conteúdo. Conclui-se que cabe ao professor utilizar uma abordagem teórico-metodológica mantendo uma articulação com a proposta pedagógica da escola; que haja um comprometimento político pedagógico do professor; um planejamento sistemático das suas práticas pedagógicas, bem como uma reflexão desta prática, para que aliada a possibilidade do trato com diferentes conteúdos da Educação Física possam contribuir para a formação dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleAbordagens teórico–metodológicas da educação física escolar da Rede Municipal de Campina Grande/PB e conteúdos presentes na prática pedagógica do professorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro César Pereira de Almeida.pdfPDF - Pedro César Pereira de Almeida694.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.