Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Edson Marques Ferreira de-
dc.date.accessioned2016-02-05T20:08:06Z-
dc.date.available2016-02-05T20:08:06Z-
dc.date.issued2015-03-10-
dc.identifier.otherCDD 793-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8652-
dc.descriptionLIMA, E. M. F. de. Os brinquedos populares no Ensino Fundamental: O resgate das brincadeiras populares. 2015. 30f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Física escolar e os brinquedos populares no ensino fundamental, especialmente nas séries finais, requer uma atenção especial em virtude da transição constante que passam os alunos nas séries iniciais. Esse processo deve ser acompanhado possibilitando compreender a importância dos brinquedos populares no âmbito escolar e sua contribuição na formação do aluno, considerando os interesses comuns, a problematica da evasão escolar e o desinteresse do aluno por outras disciplinas, de maneira que possamos identificar as possibilidades de vivências com o jogo, o brinquedo e a brincadeira, através do objeto desse estudo que é os brinquedos populares. O procedimento metodológico foi à pesquisa bibliográfica por meio referencial teórico, de fontes atualizadas em livros, sites e artigos de autores como Daudt, Sperb, & Gomes, (1992), Marinho, (2007) e Fortuna, (2007), et al. O nosso objetivo foi identificar como os alunos das séries pesquisadas veem a construção e desconstrução dos brinquedos populares na escola, a partir das suas próprias experiências como contribuintes na escolarização do aluno e na formação do indivíduo consciente e crítico. Ao consideramos a importância do assunto e a sua ampla discussão na relação com os alunos, com os brinquedos populares, considerando os seus hábitos em casa, na rua e na escola, os seus interesses e como podem ser influenciados pela mídia, o que consideravelmente os afasta da atividade física regular e em especial dos brinquedos e brincadeiras populares, destacando a importância da escola e em especial do professor de Educação física na transformação social e formativa do individuo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Regimênia Maria Braga de Carvalhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectBrinquedos popularespt_BR
dc.titleOs brinquedos populares no Ensino Fundamental: O resgate das brincadeiras popularespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Marques Ferreira de Lima.pdfPDF - Edson Marques Ferreira de Lima761.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.