Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/866
Título: Saberes docentes de professoras de Educação Física sobre o conteúdo dança
Autor(es): Souza, Ana Aparecida Almeida de
Palavras-chave: Prática docente
Educação Física
Dança
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: Este estudo analisa os saberes docentes das professoras de educação física para o ensino do conhecimento dança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa direta caracterizada pela busca de dados diretamente da fonte, possibilitando conhecer a realidade na prática. Consiste, portanto, em uma metodologia colaborativa, que envolve investigadores e professores, na medida em que estes reconhecem sua situação educativa. Realizou-se com duas professoras, ambas licenciadas em educação física, uma de instituição pública e outra de uma instituição particular de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, analisados através das reflexões ontológicas e epistemológicas. Os saberes identificados nas falas dos sujeitos e aqui analisados nos permite apontar que há uma valorização do saber experiencial nas falas dos sujeitos, saberes esses que constituem essas professoras como pessoas que dançam ao longo de suas vidas, dentro e fora da escola. Por outro lado esses saberes foram tecidos no interior da escola, ou seja, são saberes curriculares, oriundos do que a escola escolheu para a formação dos mesmos, e estes são mediados pelos saberes disciplinares adquiridos em suas formações universitárias. O que nos permite reconhecer que esses saberes se encontram ao longo da formação destas professoras, ganhando maior relevância em momentos distintos e às vezes não reconhecidos pelas mesmas.
Descrição: SOUZA, A. A. A. de. Saberes docentes de professoras de Educação Física sobre o conteúdo dança. 2012. 24f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/866
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Aparecida Almeida de Souza.pdfAna Aparecida Almeida de Souza508.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.