Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/868
Título: Evidências empíricas acerca do interesse discente pela área emergência e UTI: um estudo no curso de Enfermagem
Autor(es): Gomes, Elayne Christine Araújo
Palavras-chave: Ensino de Enfermagem
Ensino Superior
Unidade de Terapia Intensiva - UTI
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar qual o interesse dos estudantes de Enfermagem na área de Emergência e Unidade de Terapia Intensiva. No intuito de atingir ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, explicativa, aplicada, bibliográfica com abordagem quantitativa e descritiva. Para tanto, foram analisadas as opiniões dos discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba de Campina Grande-PB, no período de 01 a 20 de março de 2011 que cursaram e os que estão cursando a disciplina em questão, através de um questionário. Os resultados evidenciam que a maioria dos discentes tem interesse pela área estudada e julga importantes as disciplinas dessa área, muito embora de acordo com os mesmos faz-se necessário, melhores estratégias para subsidiar os seus interesses por essa área. Os quatro fatores encontrados explicam 71,98% da variância total dos dados coletados, sendo o fator 1 como o fator mais importante, que explica sozinho 27,32% da variância total dos dados , que existe interesse dos discentes em atuar nessa área; seguido do fator 2 relações entre a teoria e prática das atividades de emergência e UTI com 22,879% ; fator 3 estratégias docente como diferencial para subsidiar o interesse discente na área de emergência e UTI com 15,53% e finalmente o fator 4 importância das disciplinas da área com 8,47% da variância total .A partir dessas constatações percebemos que existem fatores ou dimensões não cobertos por este estudo e que podem explicar a variabilidade das respostas dadas pelos alunos podendo fundamentar novos estudos sobre a temática estudada.
Descrição: GOMES, E. C. A. Evidências empíricas acerca do interesse discente pela área emergência e UTI: um estudo no curso de Enfermagem. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/868
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elayne Christine Araújo Gomes.pdfElayne Christine Araújo Gomes388.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.