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dc.contributor.authorRodrigues, Ranielly Pereira Lacerda-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:37:06Z-
dc.date.available2013-05-16T17:37:06Z-
dc.date.issued2013-05-16-
dc.identifier.otherCDD 616.736-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/872-
dc.descriptionRODRIGUES, R. P. L. Cuidar de idosos: vivência e percepções dos acadêmicos de saúde. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractTratou-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quanti-qualitativa que teve por objetivo analisar a vivência dos acadêmicos de saúde em relação ao cuidar de idosos, na perspectiva de subsidiar propostas para reestruturação dos projetos curriculares relacionado com transição demográfica atual e processo de envelhecimento. A pesquisa foi realizada em Instituições de Ensino Superior em Saúde, no período compreendido entre Agosto de 2009 a Julho de 2010. A amostra foi constituída 217 acadêmicos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Farmácia. Dos acadêmicos envolvidos no estudo observou-se que 72% estavam na faixa etária entre 20 e 24 anos (considerados adultos jovens) e em relação ao gênero 68% pertenciam ao sexo feminino. Verificou-se que 39% dos acadêmicos afirmaram que a graduação tem dado muita importância ao cuidado com idosos. Foi demonstrado que o curso de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Educação Física têm uma programação mais integrada com muitos componentes que abordam os cuidados com idosos. Quanto a importância de se ter um componente exclusivo sobre a saúde do idoso, de acordo com as falas encontradas foi possível direcionar este estudo, sob quatro categorias temáticas: I) Capacitação profissional; II) Exigência de uma assistência diferenciada; III) Mudanças no perfil epidemiológico da população; IV) Ausência de discussão durante a graduação. Diante dos resultados se percebe que os acadêmicos da área da saúde reconhecem a necessidade de se prepararem para atender de forma adequada o número crescente de pessoas idosas. Urge, então, uma necessidade de aprimorar a programação curricular com relação à gerontologia, com vistas a adequar a formação às demandas que surgirão no processo de transição demográfica da atualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fabíola de Araújo Leite Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnfermagem Geriátricapt_BR
dc.subjectSaúde do Idosopt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.titleCuidar de idosos: vivência e percepções dos acadêmicos de saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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