Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Jaciara Nascimento de-
dc.date.accessioned2016-02-16T19:15:41Z-
dc.date.available2016-02-16T19:15:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8730-
dc.descriptionSOUSA, J. N. A importância do gênero textual fábula no ensino da língua portuguesa. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho embasa-se em um levantamento realizado na literatura científica sobre a os Gêneros Textuais, identificando a sua importância para o trabalho com textos em sala de aula. Nesse sentido, destacaremos o gênero textual Fábula e mostramos como trabalhar a fábula no ensino da língua portuguesa, objetivo principal do estudo aqui apresentado, pois, nos últimos anos, apesar de ter havido mudanças com o trabalho com textos em sala de aula, os professores ainda apresentam uma postura equivocada, ensinando apenas as características de cada gênero, em vez da prática de seus comportamentos leitores e escritores. As reflexões empreendidas nesta pesquisa bibliográfica apontam o foco na fábula como uma ponte para auxiliar os alunos, por sabermos que o conhecimento sobre esse assunto é tão fundamental para quem é professor e, sobretudo da necessidade de o professor buscar formas de aperfeiçoamento e de renovação em suas aulas de leitura. No ensino de língua portuguesa é fundamental que o aluno tenha contato com a pluralidade de textos que circulam em distintas esferas de atividade humana, reconhecendo sua organização temática, composicional e estilística. Que a leitura em suas diversas variedades seja sempre o ponto de partida para as informações e discussões, para que o professor possa solicitar posteriormente do aluno a apropriação dos gêneros através da escrita, não separando leitura da escrita. Dessa forma, podemos ver a adoção do gênero Fábula como colaborativa nas atividades do ensino, tornando a leitura mais prazerosa, facilitando a compreensão dos nossos educandos, ainda, formando nele a capacidade de análise e raciocínio de uma forma mais cativante.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Wanilda Lima Vidal de Lacerdapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectFábulaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleA importância do gênero textual fábula no ensino da língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaciara Nascimento de Sousa.pdf606.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.