Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Kézia André da | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-17T17:44:49Z | - |
dc.date.available | 2016-02-17T17:44:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8749 | - |
dc.description | SILVA, Kézia André. O multiculturalismo e o currículo escolar: perspectivas e desafios para uma educação intercultural. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga as questões culturais que permeiam a escola, a partir das perspectivas históricas do currículo, perpassando pela abordagem didático-metodológica com as diferenças até a percepção da diversidade cultural como parte integrante do ambiente escolar, de saberes e práticas docentes. O multiculturalismo, um campo teórico ainda em construção, se estabelece numa tentativa de compreender o processo de estruturação das diferenças dentro da diversidade cultural que se apresenta na sociedade. Propõe, portanto, um currículo voltado para a inclusão e emancipação, resultante das lutas e reivindicações, que concebe a escola como um lugar constituído por híbridas identidades culturais, favorável à elaboração de novos métodos que proporcionem a coexistência das diferenças de maneira respeitosa, sem preconceitos e discriminações. Assim, objetivamos, nesse estudo, analisar e compreender o currículo escolar como ferramenta fundamental para a organização de práticas inclusivas e transformadoras da múltipla realidade que compõe a escola. Compreende uma pesquisa bibliográfica ancorada em estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural, aos desafios colocados à escola e aos educadores. Esperamos, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e ação docente, a fim de garantir a permanência dos princípios de inclusão social e emancipação humana que norteiam os currículos multiculturais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Otávio da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | O multiculturalismo e o currículo escolar: perspectivas e desafios para uma educação intercultural | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - KÉZIA ANDRÉ DA SILVA.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.