Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Kézia André da-
dc.date.accessioned2016-02-17T17:44:49Z-
dc.date.available2016-02-17T17:44:49Z-
dc.date.issued2014-11-22-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8749-
dc.descriptionSILVA, Kézia André. O multiculturalismo e o currículo escolar: perspectivas e desafios para uma educação intercultural. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga as questões culturais que permeiam a escola, a partir das perspectivas históricas do currículo, perpassando pela abordagem didático-metodológica com as diferenças até a percepção da diversidade cultural como parte integrante do ambiente escolar, de saberes e práticas docentes. O multiculturalismo, um campo teórico ainda em construção, se estabelece numa tentativa de compreender o processo de estruturação das diferenças dentro da diversidade cultural que se apresenta na sociedade. Propõe, portanto, um currículo voltado para a inclusão e emancipação, resultante das lutas e reivindicações, que concebe a escola como um lugar constituído por híbridas identidades culturais, favorável à elaboração de novos métodos que proporcionem a coexistência das diferenças de maneira respeitosa, sem preconceitos e discriminações. Assim, objetivamos, nesse estudo, analisar e compreender o currículo escolar como ferramenta fundamental para a organização de práticas inclusivas e transformadoras da múltipla realidade que compõe a escola. Compreende uma pesquisa bibliográfica ancorada em estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural, aos desafios colocados à escola e aos educadores. Esperamos, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e ação docente, a fim de garantir a permanência dos princípios de inclusão social e emancipação humana que norteiam os currículos multiculturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Otávio da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleO multiculturalismo e o currículo escolar: perspectivas e desafios para uma educação interculturalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - KÉZIA ANDRÉ DA SILVA.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.