Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/875
Título: A efetividade do vínculo entre profissional e doente nos serviços de atenção à tuberculose
Autor(es): Pinto, Mayrla Lima
Palavras-chave: Relação enfermeiro-paciente
Efetividade
Saúde Pública
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: Introdução: A tuberculose ainda se configura em esfera mundial e nacional como grave problema de saúde pública. A cada ano cerca de 100 milhões de pessoas são infectadas pelo bacilo da TB no mundo, destes 9,27 milhões desenvolvem a doença e 1,7 milhões vão a óbito. Objetivo: Investigar a efetividade do vínculo entre o profissional e o doente de TB atendido nos serviços de saúde (Unidades Básicas de Saúde da Família e Ambulatório de Referência) do município de Campina Grande/PB. Metodologia: Estudo descritivo, transversal, tipo inquérito, para avaliação dos serviços de saúde com abordagem quantitativa. A amostra do estudo foi constituída por 79 doentes de TB diagnosticados no período de janeiro/2009 a maio/2010. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento componente do Primary Care Assessment Tool (PCAT), elaborado por Starfield (2000), adaptado e validado para o Brasil por Almeida e Macinko (2006), e posteriormente para a atenção à tuberculose por Villa e Ruffino-Netto (2009). Os dados foram submetidos a procedimentos estatísticos por meio do Programa IBM SPSS 13.0 e transportados para o Microsoft Excel 2007, o qual permitiu a construção de gráficos e tabelas. Resultados: Dos 79 doentes, 43,04% foram atendidos no Ambulatório de Referência (AMBREF) e 56,96% nas Unidades Básicas Saúde da Família (UBSFs). Dentre os doentes do AMBREF, 91,2% não realizaram Tratamento Diretamente Observado, enquanto que nas UBSFs 57,8% seguiram esta modalidade de tratamento. Para ambos os serviços os sujeitos do estudo seguiram o mesmo padrão: sexo masculino, faixa etária produtiva e baixa escolaridade. Quanto à efetividade do vínculo, de um modo geral, os dois serviços apresentaram desempenhos favoráveis, entretanto, os maiores valores foram para o AMBREF em cinco indicadores. As diferenças foram mais significativas para os indicadores: “o profissional conversa sobre outros problemas”, que apresentou desempenho nãofavorável para o AMBREF e regular para as UBSFs e “o profissional pergunta sobre todos os medicamentos que está tomando” considerado regular para o AMBREF e favorável para as UBSFs. Considerações Finais: O estudo revelou desempenho favorável quanto à efetividade do vínculo profissional-doente, naqueles acompanhados em ambos os serviços que desenvolvem ações de controle da TB, apontando melhores resultados para o AMBREF.
Descrição: PINTO, M. L. A efetividade do vínculo entre profissional e doente nos serviços de atenção à tuberculose. 2011. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/875
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayrla Lima Pinto.pdfMayrla Lima Pinto1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.