Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/877
Título: Consumo de alimentos fontes de vitamina A por pré-escolares
Autor(es): Lima, Martha Priscila Dantas de
Palavras-chave: Vitaminas
Vitamina A
Deficiência de vitaminas
Nutrição
Data do documento: 16-Mai-2013
Resumo: Introdução: O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, criado pelo Ministério da Saúde em 2005, tem como objetivo prevenir e combater a Deficiência de Vitamina A (DVA). A orientação para o consumo de alimentos fontes da vitamina A deve ser estimulada como forma de combater a carência e promover uma alimentação saudável. Objetivo: Identificar o consumo de alimentos fontes de vitamina A preconizados pelo Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A às crianças de 6 a 59 meses de idade, atendidas pela Estratégia Saúde da Família. Metodologia: Estudo transversal do tipo descritivo e exploratório, de um recorte da pesquisa intitulada “Intervenção Educativa Envolvendo os Profissionais de Saúde e a População-alvo: Impacto na Operacionalização e nos Resultados do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A no Município de Campina Grande – PB”. Os dados para o estudo foram coletados entre os meses de novembro de 2009 e junho de 2010. A técnica utilizada foi a entrevista e o instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado. Para a avaliação do consumo de alimentos fontes de vitamina A, utilizou-se o Questionário de Frequência Alimentar (QFA). O QFA também foi utilizado para avaliar o consumo de alimentos fonte de vitamina A regionais. O aleitamento materno foi verificado nas crianças de 6 meses a 2 anos de idade. Os dados da suplementação foram obtidos através da consulta ao cartão e/ou caderneta de saúde da criança. Resultados: Dentre as crianças com idade de 6 meses a 2 anos, 58% não estavam em aleitamento materno. Em relação à idade das crianças ao receberem a primeira suplementação, 62,77% receberam com mais de 6 meses de idade; os intervalos das suplementações foram irregulares em 59,15% dos participantes; não receberam o número de doses preconizadas pelo Programa, de acordo com a idade, 57% dos participantes. Para os alimentos com alta quantidade de vitamina A, a cenoura e o fígado foram consumidos em maior frequência semanalmente. Os alimentos com moderada quantidade de vitamina A que tiveram maior consumo diário foram coentro, manteiga/margarina e pimentão, enquanto que os que apresentaram maior consumo semanal foram acerola, manga, ovo, queijo/requeijão. Leite integral e tomate foram mais consumidos diariamente, enquanto banana, goiaba e laranja foram mais consumidas semanalmente, entre os alimentos com baixa quantidade de vitamina A. Os alimentos regionais (acerola, cajá, caju, jerimum e batata doce) foram mais consumidos semanalmente. Dentre estes, a acerola foi o alimento que apresentou o maior consumo (55,32%). Conclusão: O baixo consumo de alimentos fontes de vitamina A e o aleitamento materno ausente nas crianças entre 6 meses e 2 anos esteve presente, predispondo o grupo em estudo à DVA. A educação nutricional constitui estratégia relevante na prevenção da DVA, ao incentivar o consumo de alimentos fontes de vitamina A pelas famílias.
Descrição: LIMA, M. P. D. de. Consumo de alimentos fontes de vitamina A por pré-escolares. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/877
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Martha Priscila Dantas de Lima.pdfMartha Priscila Dantas de Lima741.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.