Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Elany Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-22T19:11:40Z | - |
dc.date.available | 2016-02-22T19:11:40Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8787 | - |
dc.description | SILVA, E. P. da. Preconceito linguístico e ensino de língua. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo trata de trazer reflexão sobre o ensino de língua e o preconceito lingüístico em sala de aula. Constatamos que na maioria das vezes é comum a escola não discutir no ensino de língua a questão da variação lingüística contribuindo assim com o preconceito linguístico. Nossa intenção é mostrar a intenção a ausência da relação língua e variação, conhecer a importância do estudo da língua e suas variações e compreender que esse preconceito não ter justificativa ou fundamento. As hipóteses norteadoras desta reflexão são duas: Diante disso, frente ao preconceito linguístico, como pode a escola conscientizar sobre os mitos em torno do preconceito linguístico? Que papel, especificamente, o professor de língua portuguesa pode desempenhar para esclarecer sobre tal preconceito e diminuí-lo no ambiente escolar? Eis um problema de pesquisa que buscamos respostas ou possíveis caminhos. Diante de tal problema temos uma pergunta geral que norteia a nossa pesquisa: Como se dá o preconceito linguístico dentro do ambiente escolar, isto é, quais são as suas causas, modos de disseminação e seus reflexos dentro da escola? Nessa perspectiva, esse trabalho visa mostrar a sociedade, que não existe fundamentação para o preconceito linguístico e que devemos combater essa pratica, para que possamos viver em mundo linguístico mais justo e democrático. Assim esse artigo é uma pesquisa bibliográfica baseado nas idéias de Marcos Bangno (1999,2007), Travaglia(1997), Pcns (1998) e a Ocem, buscamos chegar a um consenso que propicie a diminuição dos efeitos do preconceito linguístico no ensino de língua. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adriana Sales Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.title | Preconceito linguístico e ensino de língua | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elany Pereira da Silva.pdf | 307.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.