Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/881
Título: Teorema de Hamilton-Cayley
Autor(es): Queiroz, Clodoaldo Ribeiro de
Palavras-chave: Álgebra linear
Polinômios
Matriz
Data do documento: 23-Mai-2013
Resumo: Este trabalho tem por finalidade estudar o “Teorema de Hamilton-Cayley”, assunto pouco explorado no curso de Licenciatura Plena em Matemática na disciplina de linear II. Dentro desta perspectiva, enfatiza a demonstração do teorema. O nosso objetivo aqui é demonstrar o teorema de três maneiras distintas, ou seja, provar que, qualquer matriz é raiz do seu polinômio característico. Uma sugestão que possibilita na compreensão do conteúdo para a aprendizagem dos alunos. Para o desenvolvimento deste trabalho consultamos vários livros de Álgebra Linear e da História da Matemática. Por fim, além de demonstrar o teorema em questão, diante de tantas aplicações citamos duas delas: cálculo das potências sucessivas de um operador linear sobre um espaço de dimensão finita e inversa de uma matriz por meio do polinômio característico de uma matriz invertível.
Descrição: QUEIROZ, C. R. de. Teorema de Hamilton-Cayley. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/881
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clodoaldo Ribeiro de Queiroz.pdfPDF - Clodoaldo Ribeiro de Queiroz378.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.