Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/882
Título: Trabalhando geometria no ensino por meio de origami
Autor(es): Nascimento, Carlos Antônio Leal do
Palavras-chave: Matemática - Geometria
Origami
Ensino - Aprendizagem
Data do documento: 23-Mai-2013
Resumo: A melhoria do ensino da Geometria é um grande desafio a ser enfrentado nas Escolas da Educação Básica no Brasil, fato atribuído entre outros motivos a grande ênfase dada ao ensino da álgebra deixando de lado os aspectos intuitivos necessários para o ensino de Geometria; à formação dos professores; às condições físicas oferecidas nas escolas de Educação Básica. Diante destas dificuldades elaboramos e aplicamos uma proposta de ensino para alunos do 8º ano da Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha, localizada na zona urbana da cidade de Lagoa Seca, na qual defendemos o uso do material concreto (origami) como suporte na construção do conhecimento relativo aos poliedros regulares. A proposta foi desenvolvida em etapas, com a finalidade de construir e estudar os cinco poliedros regulares e ao mesmo tempo rever conteúdos anteriores. Após concretizadas as etapas da proposta, constatamos que o uso do origami traz consigo resultados satisfatórios no que se refere a construção do conhecimento e grandes melhorias com relação a participação efetiva nas aulas. Enfim, podemos concluir que o material concreto contribui efetivamente no ensino da geometria, fazendo com que o aluno chegue a abstração partindo do concreto.
Descrição: NASCIMENTO, C. A. L. do. Trabalhando geometria no ensino por meio de origami. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/882
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Antônio Leal do Nascimento.pdfPDF - Carlos Antônio Leal do Nascimento2.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.