Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Asenate Saraiva | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T16:32:58Z | - |
dc.date.available | 2016-03-01T16:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 107 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8836 | - |
dc.description | DANTAS, Asenate Saraiva. Filosofia na educação brasileira: da ditadura à conteporaneidade. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico intitulado, Filosofia na educação brasileira: da Ditadura Militar à Contemporaneidade, trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se aborda a importância do ensino de Filosofia. Reflete sobre alguns pontos polêmicos e intrigantes, como a retirada e a reintrodução desse componente curricular no ensino médio, pois se vê no ensino de filosofia uma ferramenta para despertar e estimular o interesse do ser humano a pensar, evidenciando a relevância da cidadania e da liberdade. Aborda também, a instauração do Regime Militar o Brasil que representou a desconstrução do processo democrático que encontrava-se em seu cume, impondo ao povo brasileiro um regime ditado pela lei do mais forte. Assim sendo, o ensino de filosofia sai da grade do ensino médio tornando-se prática apenas universitária, mas sob rigorosa vigilância, no modo de pensar e de externar esse pensamento, porque diante da situação política e social que se encontrava o Brasil não era interessante que os cidadãos tivessem um poder crítico e reflexivo acerca da situação caótica que o país vivia. Para fundamentar a temática em questão, embasou-se nas teorias Sader (2014), Gallo (2010), Queiroz e Moita (2007), Fico (2004), Cartolano (1985) entre outros. Esta pesquisa vem através desse estudo apresentar possibilidades que venham a contribuir ao ensino mais eficaz de filosofia e no processo crítico e reflexivo do ser pensante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Filosofia na educação brasileira: da ditadura à contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ASENATE SARAIVA DANTAS.pdf | 493.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.