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dc.contributor.authorMatos, Maria de Fátima-
dc.date.accessioned2016-03-01T16:35:02Z-
dc.date.available2016-03-01T16:35:02Z-
dc.date.issued2014-07-19-
dc.identifier.otherCDD 371.914-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8839-
dc.descriptionMATOS, Maria de Fátima. A tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão de alunos como necessidades especiais. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO trabalho presente é um estudo sobre a tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. Nessa perspectiva apresentamos uma breve discussão sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas salas de aula regulares das escolas públicas. Entendemos a inclusão como essencial para a construção de uma sociedade igualitária. A reflexão aqui apresentada é de que a tecnologia é uma ferramenta pedagógica que irá dá suporte para que os alunos com necessidades especiais desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita com facilidade e que os mesmos tenham direitos iguais aos alunos que não têm deficiências. O ponto de partida foi o aprofundamento na leitura sobre o tema em estudo, nesse sentido a tecnologia assistiva é vista como ferramenta pedagógica de grande importância nas salas de Atendimento Educacional Especializada, material esse que faz com que o aluno com necessidade especial avance no processo de ensino e aprendizagem. Para a coleta de dados aplicamos um questionário a quatro professores do ensino fundamental, da cidade de Frei Martinho-PB, os quais atendem alunos que têm necessidades especiais em suas salas de aula regulares, e esses freqüentam paralelamente atividades desenvolvidas em uma sala de recursos multifuncionais. De modo geral, esses professores entendem que o atendimento desses alunos nas salas multifuncionais promove avanços significativos no aspecto da socialização e sutis no aspecto da aprendizagem, o que se configura como um passo importante no processo de inclusão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Raquel Pereira de Ataídept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAlunos com necessidades especiaispt_BR
dc.titleA tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão de alunos como necessidades especiaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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