Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8839
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Maria de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T16:35:02Z | - |
dc.date.available | 2016-03-01T16:35:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.914 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8839 | - |
dc.description | MATOS, Maria de Fátima. A tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão de alunos como necessidades especiais. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho presente é um estudo sobre a tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. Nessa perspectiva apresentamos uma breve discussão sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas salas de aula regulares das escolas públicas. Entendemos a inclusão como essencial para a construção de uma sociedade igualitária. A reflexão aqui apresentada é de que a tecnologia é uma ferramenta pedagógica que irá dá suporte para que os alunos com necessidades especiais desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita com facilidade e que os mesmos tenham direitos iguais aos alunos que não têm deficiências. O ponto de partida foi o aprofundamento na leitura sobre o tema em estudo, nesse sentido a tecnologia assistiva é vista como ferramenta pedagógica de grande importância nas salas de Atendimento Educacional Especializada, material esse que faz com que o aluno com necessidade especial avance no processo de ensino e aprendizagem. Para a coleta de dados aplicamos um questionário a quatro professores do ensino fundamental, da cidade de Frei Martinho-PB, os quais atendem alunos que têm necessidades especiais em suas salas de aula regulares, e esses freqüentam paralelamente atividades desenvolvidas em uma sala de recursos multifuncionais. De modo geral, esses professores entendem que o atendimento desses alunos nas salas multifuncionais promove avanços significativos no aspecto da socialização e sutis no aspecto da aprendizagem, o que se configura como um passo importante no processo de inclusão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Alunos com necessidades especiais | pt_BR |
dc.title | A tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão de alunos como necessidades especiais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA DE FÁTIMA MATOS.pdf | 786.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.