Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8841
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Maria Izabel de | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T16:36:39Z | - |
dc.date.available | 2016-03-01T16:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8841 | - |
dc.description | MEDEIROS, Maria Izabel de. Dificuldades em matemática no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo - Várzea-PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe-se a analisar as questões das dificuldades enfrentadas em matemática no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos na Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo na cidade de Várzea PB. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho empregou-se a técnica de observações, entrevistas, aplicação de questionários em sala de aula com os professores e alunos da EJA e a análise da coleta de dados. Nesta direção destaca-se a história da Educação de Jovens e Adultos, o processo ensino-aprendizagem, as dificuldades didáticas da EJA e o conhecimento prévio dos discentes em matemática. A EJA objetiva oportunizar o retorno de alguns alunos adultos para a sala de aula e a conclusão de estudos dos que não o fizeram no ensino regular. Os resultados desta pesquisa mostra a importância da EJA para conclusão dos estudos, a troca de valores e experiência entre diferentes idades, como um processo necessário para a aquisição de novos conhecimentos, como também que matemática é a disciplina em que os alunos sentem maior dificuldade nesta modalidade de ensino. É sem dúvida uma das matérias mais temidas pelos alunos em geral. A metodologia aplicada em grande parte nas salas de aula de matemática, em vez de contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos educandos de investigar, descobrir, administrar e solucionar problemas mais complexos, despertando o gosto pela matemática, está contribuindo para transformá-la na disciplina menos desejada pelos alunos, transformando-a numa disciplina chata e sem significado. Assim, os alunos que frequentam a EJA, apesar das dificuldades relatadas, acreditam que o conhecimento é adquirido pela troca de experiências, envolvendo problemas do dia a dia com o saber sistemático e a troca de valores, renovando a esperança e abrindo caminhos para um futuro mais promissor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Wanda Izabel Monteiro de Lima Marsiglia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.title | Dificuldades em matemática no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo - Várzea-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA IZABEL DE MEDEIROS.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.