Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Maria Izabel de-
dc.date.accessioned2016-03-01T16:36:39Z-
dc.date.available2016-03-01T16:36:39Z-
dc.date.issued2014-07-19-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8841-
dc.descriptionMEDEIROS, Maria Izabel de. Dificuldades em matemática no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo - Várzea-PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a analisar as questões das dificuldades enfrentadas em matemática no processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos na Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo na cidade de Várzea PB. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho empregou-se a técnica de observações, entrevistas, aplicação de questionários em sala de aula com os professores e alunos da EJA e a análise da coleta de dados. Nesta direção destaca-se a história da Educação de Jovens e Adultos, o processo ensino-aprendizagem, as dificuldades didáticas da EJA e o conhecimento prévio dos discentes em matemática. A EJA objetiva oportunizar o retorno de alguns alunos adultos para a sala de aula e a conclusão de estudos dos que não o fizeram no ensino regular. Os resultados desta pesquisa mostra a importância da EJA para conclusão dos estudos, a troca de valores e experiência entre diferentes idades, como um processo necessário para a aquisição de novos conhecimentos, como também que matemática é a disciplina em que os alunos sentem maior dificuldade nesta modalidade de ensino. É sem dúvida uma das matérias mais temidas pelos alunos em geral. A metodologia aplicada em grande parte nas salas de aula de matemática, em vez de contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos educandos de investigar, descobrir, administrar e solucionar problemas mais complexos, despertando o gosto pela matemática, está contribuindo para transformá-la na disciplina menos desejada pelos alunos, transformando-a numa disciplina chata e sem significado. Assim, os alunos que frequentam a EJA, apesar das dificuldades relatadas, acreditam que o conhecimento é adquirido pela troca de experiências, envolvendo problemas do dia a dia com o saber sistemático e a troca de valores, renovando a esperança e abrindo caminhos para um futuro mais promissor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Wanda Izabel Monteiro de Lima Marsigliapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleDificuldades em matemática no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo - Várzea-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA IZABEL DE MEDEIROS.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.