Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Patrícia de Farias-
dc.date.accessioned2016-03-01T16:48:58Z-
dc.date.available2016-03-01T16:48:58Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 306-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8854-
dc.descriptionSOUSA, Patrícia de Farias. Desvendando os (en)cantos do imaginário cultural e lendário do Cariri paraibano: uma experiência de leitura em versos de Júnior Cordeiro. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA escola deve oferecer espaços de diálogos com a cultura de seu território, elegendo uma grade curricular que contemple a pluralidade e a diversidade cultural local e a interação da escola com produções e produtores de cultura na sociedade. Isso representa um das possibilidades para unir educação e cultura, contudo, cabe aos educadores e à sociedade trilhar novas aproximações. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral propiciar uma experiência de leitura com a produção poética e musical do artista são-joanense Júnior Cordeiro, a fim de (re) conhecer por meio de suas composições o imaginário lendário e cultural do povo do Cariri Paraibano. Para tanto, foi realizada uma vivência de leitura compartilhada com os versos do poeta com turmas do Ensino Fundamental e Médio da EEEFM Jornalista José Leal Ramos, da cidade de São João do Cariri – PB. Como principais referências que fundamentaram o experimento, destacam-se os estudos de Brandão (2010), Paulo Freire (1999), Silva (2001), Silva (2008), Lei de Diretrizes Bases da Educação (2007) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Colomer (2007), Pinheiro (2001, 2007, 2008, 2012), Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2007), dentre outros. Quanto à realização da pesquisa participante, baseou-se nas formulações de Moreira & Caleff (2006) e Minayo (2007). Os resultados apontam que a presente proposta de leitura realizada nas aulas de Língua Portuguesa representou um exemplo de abertura de espaços para desvendar a cultura local, de forma que foi possível identificar utopias e metáforas que povoam o imaginário lendário, cultural e religioso do povo do Cariri Paraibano. Finalmente, este trabalho mostrou-se que, a escola não necessariamente deve oferecer cultura, mas explorar a cultura do alunado para sensibilizá-los para esse saber plural.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fábio Marques Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPoesia popularpt_BR
dc.subjectCariri paraibanopt_BR
dc.titleDesvendando os (en)cantos do imaginário cultural e lendário do Cariri paraibano: uma experiência de leitura em versos de Júnior Cordeiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA.pdf1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.