Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/888
Título: Tratamento da Informação na Matemática: Uma análise das concepções dos estudantes a partir da resolução de problemas
Autor(es): Alves, Leonardo dos Santos
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Tratamento da informação
Ensino médio
Data do documento: 23-Mai-2013
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as concepções que os estudantes adquiriram ao final da educação básica com relação ao bloco do tratamento da informação na matemática. Como base para o estudo adotamos como principais teóricos Pozo (1998), Polya (1995), Dante (2000), Van de Walle (2009), dentre outros autores e, os documentos oficiais: Brasil (2009) e Paraíba (2010), bem como os programas nacionais de avaliação, IDEB, ENEM, INAF, apresentando seus resultados mais recentes. A pesquisa foi desenvolvida com 87 discentes de quatro turmas de duas escolas públicas que estão adotando a nova proposta do indicada pelo Ministério da Educação para os últimos anos finais do Ensino Básico: o Ensino Médio Inovador. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como um estudo descritivo e exploratório do tipo estudo de caso simples com única interação de dados. Para isso adotamos como principais instrumentos de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos discentes das escolas observadas e, uma entrevista estruturada aplicada aos administradores escolares. O estudo foi realizado no período de setembro a outubro de 2012, em Campina Grande, Paraíba. Como resultado tem-se que as principais concepções dos estudantes quanto à temática do tratamento da informação é considerada satisfatória, tendo em vista que esses estudantes apresentaram um bom entendimento com relação à temática avaliada. A pesquisa também evidenciou muitos problemas na implantação e na execução do programa Ensino Médio Inovador nas escolas observadas. Este programa ainda necessita de ajustes essenciais, cuja ausência compromete o desenvolvimento educativo dos estudantes, fato este que merece atenção das autoridades públicas responsáveis.
Descrição: ALVES, L. dos S. Tratamento da informação na Matemática: Uma análise das concepções dos estudantes a partir da resolução de problemas. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/888
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo dos Santos Alves.pdfPDF - Leonardo dos Santos Alves1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.