Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Gilvânia Silva-
dc.date.accessioned2016-03-02T18:56:07Z-
dc.date.available2016-03-02T18:56:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8895-
dc.descriptionBRITO, G. S. Relato de aula: Impressões da intervenção realizada na E.E.E.F.M.Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé/PB. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa sobre ensino de Geografia, realizada na E.E.E.F.M. Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé, PB, durante a prática do estágio supervisionado, no ensino fundamental e médio, a qual, foi desenvolvida através da intervenção realizada em sala de aula que serviu de composição para este relato, as impressões vivências neste período, a relação entre a realidade do aluno atrelada ao conhecimento geográfico. Como objetivo, procuramos fazer reflexões e sugerir novas perspectivas para o ensino de Geografia, assim como, relacionar a realidade escolar dos alunos aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A abordagem metodológica dialética da natureza foi escolhida, pois, relaciona as contradições e as transformações sociais associadas ao meio escolar, assim como, as relações desenvolvidas em sala de aula, os conteúdos e metodologias aplicados. Os instrumentos foram conversas informais com a gestora, professores e alunos, registro fotográfico, caracterização do espaço escolar, levantamento bibliográfico, as discussões se deram a partir das reflexões de Callai (2001), Cavalcante (2006), Pontuschka (2001),Libâneo (2008) entre outros. Diagnosticou-se que é muito importante os professores agregarem os conhecimentos e opiniões dos alunos para promover essa integração entre o conhecimento geográfico e as vivências dos alunos, no entanto, foram evidenciadas muitas dificuldades nessa prática. Constatou-se ainda o quanto são ricas as vivências dos alunos e como ele tem a contribuir nas aulas de Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Juliana Leopoldino Vilarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleRelato de aula: Impressões da intervenção realizada na E.E.E.F.M.Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvânia Silva Brito.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.