Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8905
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Raísa da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T19:26:45Z | - |
dc.date.available | 2016-03-02T19:26:45Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.91 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8905 | - |
dc.description | MOREIRA, R. da C. Da exclusão à educação inclusiva: o movimento histórico e a importância da intervenção do assistente social na inclusão escolar. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre educação inclusiva e a importância da intervenção do assistente social nesse processo. O artigo apresenta como percurso teórico da discussão, inicialmente, o movimento histórico da sociedade em relação à pessoa com deficiência a nível mundial e nacional, depois apresenta a educação inclusiva em nível mundial e de Brasil, destacando as legislações brasileiras que garantem o direito à inserção dos alunos com deficiência preferencialmente na escola regular, e por fim, delimita a importância de intervenção do assistente social na busca da inclusão e da permanência destes em todos os níveis e modalidades de ensino. Para obter os resultados do presente artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica durante todo o processo de construção do mesmo, diversos autores e documentos foram utilizados, pois acreditamos na importância do embasamento teórico para o estudo. Assim, foi possível adquirir o conhecimento necessário sobre o tema desde os primórdios do tratamento à pessoa com deficiência até os dias atuais. Através da pesquisa foi verificado que, apesar de ainda ser precário, houve uma significativa melhoria no atendimento à pessoa com deficiência quanto à garantia dos seus direitos educacionais, e avanços no trabalho do assistente social na área educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Noalda Ramalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Deficiência física | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Assistente social | pt_BR |
dc.subject | Escola regular | pt_BR |
dc.title | Da exclusão à educação inclusiva: o movimento histórico e a importância da intervenção do assistente social na inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raísa da Costa Moreira.pdf | 466.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.