Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sampaio, Michelly Melo | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-07T17:34:46Z | - |
dc.date.available | 2016-03-07T17:34:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8923 | - |
dc.description | SAMPAIO, M. M. Intervenção problematizadora em ótica geométrica: O relato de uma experiência no Ensino Médio. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta um relato de uma experiência docente vivenciada pela autora, estudante do curso de licenciatura de Física da UEPB e também professora da componente curricular de Física da Escola Estadual Teodósio de Oliveira Lêdo, em Boa Vista-PB, com os alunos do segundo ano do ensino médio. Foram trabalhados conteúdos da ótica geométrica, a partir de uma abordagem problematizadora e com caráter interdisciplinar. As atividades foram realizadas em cinco momentos. O primeiro momento foi realizado em conjunto com a professora de Biologia, e nele os alunos foram estimulados a fotografar paisagens, as quais serviram de base para uma análise dos aspectos físicos e biológicos envolvidos no ato de fotografar e nas paisagens fotografadas. No segundo momento foram realizadas as intervenções didáticas em que foram discutidos os temas de Luz, Radiação Eletromagnética e os Princípios da Ótica Geométrica. O terceiro momento foi destinado à entrega das fotografias, leitura de alguns trechos de artigos acerca dos impactos ambientais e sobre a capacidade da fotografia em sensibilizar as pessoas e ainda teve inicio a problematização inicial. O quarto momento foi destinado à construção do aparato experimental, as câmaras escuras, utilizando uma atividade de apoio, com personagens de histórias em quadrinho. No quinto momento utilizou-se o quadro negro onde foram estruturados e construídos os conceitos físicos a partir de um formalismo matemático e também a resolução de alguns exercícios. Ao término do trabalho foram feitas algumas considerações a cerca da experiência vivenciada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Abordagem problematizadora | pt_BR |
dc.subject | Ótica geométrica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Intervenção problematizadora em ótica geométrica: O relato de uma experiência no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Michelly Melo Sampaio.pdf | PDF - Michelly Melo Sampaio | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.