Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/895
Título: O xadrez como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar
Autor(es): França, Cristiano de Sousa
Palavras-chave: Xadrez escolar
Recurso didático
Aprendizado
Educação Física
Data do documento: 5-Jun-2013
Resumo: O presente artigo foi construído a partir da consolidação do projeto de pesquisa que teve como propósito analisar e verificar se o jogo de xadrez pode ser usado como ferramenta pedagógica e conteúdo para as aulas de educação física escolar, partindo da premissa que o xadrez desenvolva os aspectos cognitivos daqueles que o praticam regularmente. Para tentar responder esta e algumas outras perguntas que nos inquietavam, optamos por uma pesquisa bibliográfica que resultou nesse artigo de revisão bibliográfica. Como resultado de nossa pesquisa, o xadrez demonstrou ser uma ótima ferramenta pedagógica ao permitir que os objetivos propostos pelos parâmetros curriculares nacionais para o ensino da educação física escolar fossem atingidos, mas acima de tudo, chegamos à conclusão que a prática do xadrez estimula o desenvolvimento de capacidades cognitivas em curto espaço de tempo naqueles que praticam o xadrez, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento de múltiplas inteligências dentro de um processo ensino-aprendizagem agradável, ratificando nossas primeiras impressões.
Descrição: FRANÇA, C. de S. O xadrez como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar. 2012. 30f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/895
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiano de Sousa França.pdfPDF - Cristiano de Sousa França788.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.