Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/896
Título: Controle da poluição ambiental em pátio de armazenamento de coque verde de petróleo
Autor(es): Lira, Thays Karolyne Barbosa
Palavras-chave: Coque Verde Petróleo
Pátio de Armazenamento
Impactos Ambientais
Data do documento: 5-Jun-2013
Resumo: O coque verde de petróleo é um subproduto do refino de petróleo que representa 5 a 10% de todo petróleo que entra na refinaria. Considerado um resíduo problemático é, por outro lado, uma importante fonte alternativa na matriz energética. Algumas empresas exercem a atividade de estocagem e distribuição para o consumidor final, como cimenteiras e gesseiras.A área de estudo foi um pátio de armazenamento de coque verde de petróleo, localizado no município de Cabedelo – PB, cujo apresentou como principais aspectos ambientais adversos, a poeira fugitiva em épocas de seca, ocasionada pela ação dos ventos nas pilhas de material estocado, bem como por ocasião de seu manuseio; e a erosão das pilhas de coque em épocas de chuvas e pela aspersão praticada pelo empreendimento.Como consequência, os impactos apresentados foram a poluição atmosférica local juntamente com a deposição de partículas de coque nas adjacências do empreendimento, e a alta concentração de sólidos presentes no efluente oriundo da drenagem da área do pátio. Os estudos revelaram que a grande maioria dos impactos negativos que o empreendimento pode causar na região, tem meios alternativos de evitar. Nesse sentido, o uso de técnicas de reduções de impactos ambientais torna-se importante na interação de sua mitigação, principalmente quando proporcionam melhorias na redução de custos de implantação e operação.
Descrição: LIRA, T. K. B. Controle da poluição ambiental em pátio de armazenamento de coque verde de petróleo. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/896
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thays Karolyne Barbosa Lira.pdfPDF - Thays Karolyne Barbosa Lira1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.