Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/897
Título: Avaliação do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde da unidade de pronto atendimento Dr. Raimundo Maia de Oliveira na cidade de Campina Grande (PB)
Autor(es): Sousa, Danilo Lira de
Palavras-chave: Resíduos de Serviços de Saúde
UPA
Segregação
Data do documento: 5-Jun-2013
Resumo: A assistência à saúde é um requisito importante na promoção de bem estar e salubridade para a população, bem como no exercício da saúde nos moldes da lei. Diante desta necessidade, em nosso país estão sendo construídos cada vez mais hospitais, unidades básicas de saúde (UBS) e clínicas, visando aumentar o acesso da população a atendimentos médico-hospitalares. A atividade hospitalar é, por si só, responsável pela geração de uma enorme quantidade de resíduos que, em sua constituição, apresentam materiais infectados que podem causar malefícios à salubridade ambiental, assim como a segurança do trabalhador. Em virtude disto, um correto gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde (RSS) se faz necessário. O presente trabalho teve como finalidade reconhecer, diagnosticar e mitigar os riscos oriundos dos resíduos de serviços de saúde de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), levando em consideração o potencial de riscos ao meio ambiente, apontando e descrevendo as ações relativas à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento e disposição final destes resíduos, seguindo as disposições constantes na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 358 de 2005 e da RDC 306 de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Através do que é exposto nestas resoluções, foram observados, por parte do estabelecimento, algumas irregularidades, que serão descritas ao longo do trabalho acadêmico. Além disto, foi avaliado o potencial de geração de resíduos recicláveis e infectantes, através de pesagens realizadas durante quinze dias.
Descrição: SOUSA, D. L. de . Avaliação do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde da unidade de pronto atendimento Dr. Raimundo Maia de Oliveira na cidade de Campina Grande (PB). 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/897
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Lira de Sousa.pdfPDF - Danilo Lira de Sousa1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.