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dc.contributor.authorCunha Júnior, João Azevedo da-
dc.date.accessioned2016-03-08T20:14:57Z-
dc.date.available2016-03-08T20:14:57Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8981-
dc.descriptionCUNHA JÚNIOR, J. A. da. Avaliação da abordagem do tema reações radicalares em livros didáticos de Química do Ensino Médio. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO livro didático tem sido praticamente o único instrumento de apoio do professor e se constitui numa importante fonte de estudo e pesquisa para os estudantes. A seleção do livro didático constitui uma tarefa de importância vital, pois ele é uma importante ferramenta no processo educacional, uma vez que auxilia o ensino dos conteúdos programáticos. Além disso, é importante por seu aspecto político e cultural, na medida em que reproduz os valores da sociedade em relação à sua visão da ciência, da história, da interpretação dos fatos e do próprio processo de transmissão do conhecimento. Nesta perspectiva, torna-se necessária uma profunda reflexão por parte do professor, diante de questões relacionadas à escolha e utilização do livro didático. Faz-se necessário que os docentes estejam preparados para escolher adequadamente o livro didático a ser utilizado em suas aulas, pois ele será auxiliador na aprendizagem dos estudantes. Neste trabalho desenvolvemos uma análise sobre o tema reações radicalares em livros didáticos do ensino médio, com o intuito de identificar os problemas relacionados a aplicação conceitual, e aprimorar com fundamentos teóricos de ensino superior na perspectiva de uma abordagem mais rica em conhecimento técnicos, cientifico e especializados. O presente trabalho utilizou como método de procedimento o analítico-descritivo e o comparativo, aplicado à alguns livros de química do 3º ano do ensino médio lançados por alguns dos principais autores da área. Elegemos os autores Martha Reis Marques da Fonseca, Murilo Tissoni Antunes, Wildson Luiz Pereira dos Santos e Gerson de Souza Mól, para compor o campo de pesquisa, visto que, os mesmos são os mais utilizados nas escolas de ensino médio. Essas publicações foram escolhidas com o intuito de fazermos uma análise conceitual e metodológica de como os autores desenvolvem a temática relativa as reações orgânicas enquadradas como Reações radicalares. É possível identificar (sem exceção) a ausência da abordagem teórica que trata das transformações orgânicas que envolve cisão e formação de ligações químicas, ou seja, cisão “homolítica ou homólise” processos que resultam na formação de duas espécies que possuem um elétron desemparelhado denominados “radicais”.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Arimatéia Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectReações radicalarespt_BR
dc.titleAvaliação da abordagem do tema reações radicalares em livros didáticos de Química do Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

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