Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/899
Título: Tratamento unifamiliar de águas residuárias de origem doméstica
Autor(es): Silva, Vinícius Tadeu de Sousa
Palavras-chave: Saneamento básico
Tratamento de água
Tratamento de esgoto
Data do documento: 5-Jun-2013
Resumo: Os sistemas anaeróbios vêm sendo utilizados no tratamento de águas residuárias domésticas, de maneira descentralizada, aplicando-se particularmente em áreas que não estão conectadas a redes de saneamento de grande porte. As tecnologias anaeróbias mostram-se tecnicamente adequadas na aplicação residencial com disposição no solo, sendo o tanque séptico seguido de sumidouro amplamente utilizado como solução simplificada de tratamento de esgotos domésticos. O presente trabalho investigou o desempenho de um sistema de tratamento composto por Tanque séptico (Decanto-Digestor), seguindo de um sumidouro, estando em foco com o atendimento unifamiliar, tendo como eixo norteador direcionado para avaliar a remoção de nutrientes, organismos patogênicos e material carbonáceo. O processo de monitoramento teve duração média de 12 meses. Foram investigados os parâmetros como, Potencial hidrogeniônico (pH), Alcalinidade Total, Ácidos Graxos Voláteis (AGV), Nitrogênio Total Kjeldahl (NTK), Nitrogênio Amoniacal (NH4+), Fósforo total, Ortofosfato, DQO total e filtrada, sólidos totais (ST), sólidos totais voláteis, sólidos suspensos totais (STV), sólidos suspensos voláteis (SST),coliformes termotolerantes, Nitrato, Nitrito. O efluente produzido pelo sistema apresentou resultados satisfatórios, como eficiências médias de remoção de 77% para Demanda Química de Oxigênio Total e de 60% para Demanda Química de Oxigênio Filtrada, obtendo também uma eficiência de 86,34% de remoção nos SST (Sólidos Suspensos Totais) e 88,58% em SSV (Sólidos Suspensos Voláteis). No entanto, a concentração de coliformes termotolerantes manteve-se bem acima dos limites prescritos na resolução vigente. Dessa forma sendo possível concluir a eficiência do sistema analisado como modelo efetivo de implantação de uma unidade unifamiliar, sendo dessa maneira uma alternativa viável para o déficit de saneamento básico presente no Brasil.
Descrição: SILVA, V. T. de S. Tratamento unifamiliar de águas residuárias de origem doméstica. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/899
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vinícius Tadeu de Sousa Silva.pdfPDF - Vinícius Tadeu de Sousa Silva1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.