Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/900
Título: Pós-tratamento de efluentes anaeróbios por filtros de areia intermitente: aspectos microbiológicos
Autor(es): Lopes, Wilza da Silva
Palavras-chave: Tratamento de Esgoto
Filtros de areia Intermitente
Aspectos Microbiológicos
Data do documento: 5-Jun-2013
Resumo: A preservação do meio ambiente e seus recursos vêm aumentando cada vez mais na sociedade atual, mediante os vários impactos causados pela atividade humana sobre o meio ambiente. A utilização de sistemas anaeróbios, como etapa inicial no tratamento de águas residuárias vem sendo bastante empregada no país; isso decorrente de suas vantagens. Entretanto, esses sistemas não disponibilizam um efluente que atenda aos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. Sendo assim o uso de filtros de areia como unidade de pós-tratamento de efluentes anaeróbios ainda é uma boa alternativa, por sua simplicidade de funcionamento e por ser uma alternativa barata. Os filtros aeróbios de areia intermitente são aplicados a mais de 40 anos em países de climas temperados, para tratar efluentes de fossa séptica de residências isoladas na zona rural. Porém, há poucas informações ou experiências sobre o funcionamento desses filtros em condições tropicais, e como o efluente tratado pode ser utilizado em agricultura familiar ou em comunidades difusas. Os filtros de areia intermitentes são reatores aeróbios de leito fixo que proporcionam o tratamento dos esgotos sanitários via processos físico-químicos e biológicos. Este trabalho teve por objetivo a avaliação do pós-tratamento de efluentes anaeróbios utilizando filtros de areia intermitente operando em condições tropicais, em dois níveis de profundidade e diferentes características, comparando, entre eles, a eficiência de remoção microbiológica. Os filtros apresentaram 100% de remoção de ovos de helmintos, e 3-4 logos de remoção de coliformes termotolerante.
Descrição: LOPES, W. da S. Pós-tratamento de efluentes anaeróbios por filtros de areia intermitente: aspectos microbiológicos. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/900
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilza da Silva Lopes.pdfPDF - Wilza da Silva Lopes740.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.