Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/901
Título: Reuso de efluentes domésticos tratados para piscicultura e beneficiamento de pequenas comunidades
Autor(es): Dourado, Leonardo de Souza Oliveira
Palavras-chave: Piscicultura
Reator UASB
Filtro Intermitente
Data do documento: 5-Jun-2013
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da utilização de esgoto doméstico tratado para a criação de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) e posterior aplicação na agricultura. Foram realizadas análises laboratoriais para averiguar cada parâmetro que influenciaria na taxa de crescimento, engorda e reprodução dos alevinos e, assim, viabilizar o cultivo dessa espécie em água de efluente tratado, já que locais que dispõem de água pura e limpa para esse meio de cultivo encontram-se cada vez mais escassos. Foram utilizados dois tanques, sendo um de aproximadamente 512 litros e outro de aproximadamente 2540 litros. O primeiro tanque (tanque PII) era alimentado a partir de um efluente doméstico tratado com reator UASB seguido de tanque de equilíbrio e dois filtros intermitentes de areia em série. O segundo tanque era alimentado com efluente do mesmo sistema de tratamento, mas apenas por um filtro intermitente de areia individual (tanque PI). Análises semanais de fósforo total, ortofosfato, nitrito, nitrato, amônia, coliformes termotolerantes (CTT), pH, temperatura e condutividade dos efluentes de cada um dos componentes do sistema de tratamento foram realizados com a finalidade de avaliar a eficiência do tratamento. Em ambos os tanques foram adicionados plantas aquáticas do tipo Alface-d'água (Pistia stratiotes) para promover a assimilação de nutrientes como fósforo e nitrogênio, favorecendo assim, além da parte nutritiva, o abrigo para os peixes sob as plantas. Um segundo sistema, composto de tanque séptico seguido de filtros intermitentes de areia em série, também foi implantado, visando uma análise dos resultados e uma comparação entre os sistemas.
Descrição: DOURADO, L. de S. O. Reuso de efluentes domésticos tratados para piscicultura e beneficiamento de pequenas comunidades. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/901
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo de Souza Oliveira Dourado.pdfPDF - Leonardo de Souza Oliveira Dourado1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.