Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Mônica Cristina Rodrigues de Souza-
dc.date.accessioned2016-03-09T17:25:48Z-
dc.date.available2016-03-09T17:25:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherCDD 028-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9038-
dc.descriptionSANTANA, M. C. R. de S. Construção e desconstrução da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana no ensino fundamental. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho resulta de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo na área dos estudos em literatura infantojuvenil contemporânea, focando na perspectiva positiva e negativa da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana e sua presença na sala de aula. Tendo como objetivo mostrar que a ausência dessa literatura em sala de aula pode dificultar a construção de uma imagem sem esteriotipação que aos poucos está sendo construída no Brasil pela literatura afro-brasileira e africana, dessa forma esse processo torna-se mais difícil pela ausência dessas obras literárias. Nossos estudos visam apontar as falhas do processo de ensino-aprendizagem, no qual a criança e o adolescente recebem diferentes estímulos do meio externo, muitos desses influenciados pela leitura que é capaz de construir uma ideia estereotipada ou não da pessoa negra e de outros componentes sociais representados através de personagens literários, portanto, como a literatura escrita estará presente nesse processo de formação, surge a questão importante de identificar qual conteúdo pode influenciar positivamente ou negativamente, construindo ou desconstruindo uma ideia estereotipada e conseqüentemente fazendo com que o indivíduo reproduza essa ideia socialmente. Na contextualização, discutimos sobre a aplicação da lei 10.639/03 nas escolas e a importância do uso da literatura afro-brasileira e africana nas aulas de língua portuguesa e literatura. Para isso, usamos como abjeto de análise e aplicabilidade o livro As Tranças de Bintou da escritora Sylviane Anna Diouf. Teremos como base teórica os estudos de Cunha (1999), Oliveira (2008), Candido, (1989), Zilberman (2003), Lanni (1988) entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eveline Alvarez dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.titleConstrução e desconstrução da literatura infantojuvenil afro-brasileira e africana no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Cristina Rodrigues de Souza Santana.pdf761.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.