Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luzinete de Souza-
dc.date.accessioned2016-03-11T13:42:43Z-
dc.date.available2016-03-11T13:42:43Z-
dc.date.issued2014-09-27-
dc.identifier.otherCDD 418.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9058-
dc.descriptionSILVA, Luzinete de Sousa. Escola e formação de leitor: o lugar da literatura. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO ensino de leitura tem gerado inúmeras discussões, pesquisas e trabalhos acadêmicos, que tentam compreender o papel da escola na formação do leitor. O que se questiona, contudo, é por que a escola hoje ainda enfrenta uma série de dificuldades para trabalhar a leitura de forma a despertar desde cedo na criança o prazer de realizar inúmeras descobertas em uma leitura. No que se refere à literatura infantil, é importante destacar que essa se configura em um processo ativo, ao contrário do que muitos pensam, visto que através dessa arte é possível pensar na formação de cidadãos mais críticos, mais humanos, mais igualitários e mais sonhadores. Embasados nesse entendimento, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do leitor, atentando para o lugar da literatura infantil na sala de aula. Além disso, buscamos verificar algumas estratégias metodológicas adotadas em escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, localizadas na cidade de Catolé do Rocha, observando de que forma o ensino da leitura de literatura infantil favorece o interesse da criança. O aporte que serviu de orientação para as nossas reflexões tem em Kleimar (2002), Coelho (2000), Soares (1999), Arroyo (2011) e Cosson (2012), alguns das principais referências. Os resultados apontam que o professor, pesar de revelar que trabalha a leitura na sala de aula, ainda não tem muito bem definido os objetivos da leitura para criança, pois acabam culpando a família ou os alunos pelo insucesso da aprendizagem leitora.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleEscola e formação de leitor: o lugar da literatura infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUZINETE DE SOUSA SILVA.pdf422.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.