Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9058
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Luzinete de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-11T13:42:43Z | - |
dc.date.available | 2016-03-11T13:42:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 418.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9058 | - |
dc.description | SILVA, Luzinete de Sousa. Escola e formação de leitor: o lugar da literatura. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de leitura tem gerado inúmeras discussões, pesquisas e trabalhos acadêmicos, que tentam compreender o papel da escola na formação do leitor. O que se questiona, contudo, é por que a escola hoje ainda enfrenta uma série de dificuldades para trabalhar a leitura de forma a despertar desde cedo na criança o prazer de realizar inúmeras descobertas em uma leitura. No que se refere à literatura infantil, é importante destacar que essa se configura em um processo ativo, ao contrário do que muitos pensam, visto que através dessa arte é possível pensar na formação de cidadãos mais críticos, mais humanos, mais igualitários e mais sonhadores. Embasados nesse entendimento, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do leitor, atentando para o lugar da literatura infantil na sala de aula. Além disso, buscamos verificar algumas estratégias metodológicas adotadas em escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, localizadas na cidade de Catolé do Rocha, observando de que forma o ensino da leitura de literatura infantil favorece o interesse da criança. O aporte que serviu de orientação para as nossas reflexões tem em Kleimar (2002), Coelho (2000), Soares (1999), Arroyo (2011) e Cosson (2012), alguns das principais referências. Os resultados apontam que o professor, pesar de revelar que trabalha a leitura na sala de aula, ainda não tem muito bem definido os objetivos da leitura para criança, pois acabam culpando a família ou os alunos pelo insucesso da aprendizagem leitora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | Escola e formação de leitor: o lugar da literatura infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - LUZINETE DE SOUSA SILVA.pdf | 422.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.