Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Daniel Souza-
dc.date.accessioned2016-03-11T14:24:57Z-
dc.date.available2016-03-11T14:24:57Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 420-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9067-
dc.descriptionSILVA, Daniel de Souza. Integrando ferramentas digitais ao ensino/aprendizagem da língua inglesa em contexto de escola pública. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é verificar a viabilidade do uso ferramentas digitais para integrar o ensino de vocabulário para aulas presenciais da língua inglesa, quantificando resultados de aquisição de vocabulário para grupos de alunos com e sem acesso à internet. Utilizamos nesta pesquisa três ferramentas digitais: Facebook, Duolingo e Moodle para organizarmos um plano didático afim de adotar uma metodologia de aprendizagem hibrida (blended learning) de forma que a compreensão leitora de alunos de língua inglesa (LI) em contexto de escola pública melhore através das TICs. Para realizar nosso trabalho dividimos a investigação em três etapas: (i) lançamento de proposta e uso do Duolingo; (ii) aplicação de avaliação em sala de aula para verificação o desempenho dos alunos; (iii) aplicação de questionário para verificarmos a percepção dos alunos quanto a proposta de fazer atividades on-line. Dado o caráter prático desta pesquisa e o envolvimento com os sujeitos, este estudo é definido metodologicamente como estudo de caso. Nosso recorte de corpus de estudo foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada em Campina Grande - Paraíba. Os resultados indicam uma diferença em termos percentuais de 15% de aproveitamento entre os membros do grupo que fizeram as atividades on-line e de 8.2% para o grupo que não fez. Desta forma nossa pesquisa demonstra que os alunos com acesso à internet fizeram as atividades propostas tiveram seu desempenho potencializado por meio do Duolingo que serviu de instrumento didático para apoio às aulas da LI, e constatamos ainda que o Moodle promoveu organização de todo processo de nossa pesquisa e ainda o Facebook serviu como ambiente de interação entre todos os envolvidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Laércia Maria Bertulino de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectFerramenta digitalpt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.titleIntegrando ferramentas digitais ao ensino/aprendizagem da língua inglesa em contexto de escola públicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - DANIEL DE SOUZA SILVA.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.