Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Izaque Gomes de-
dc.date.accessioned2016-03-11T14:28:12Z-
dc.date.available2016-03-11T14:28:12Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 541.225 2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9069-
dc.descriptionSOUZA, Izaque Gomes de. A virtualização do 3d como ferramenta de aprendizagem computacional no ensino de isomeria. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractUma vez observado as dificuldades encontradas tanto pelos professores de Química quanto pelos alunos dessa disciplina no ensino médio da Cidade de Olivedos - PB, quanto à apreensão dos conteúdos relacionados à isomeria, este trabalho visa de maneira modesta apontar uma medida que possa dirimir ou mesmo solucionar as dificuldades encontradas neste âmbito. Dentre as dificuldades apresentadas pelos alunos uma delas seria a dificuldade de compreender os conceitos e definições a partir dos modelos bidimensionais convencionais que se encontram nos livros. Logo, o objetivo deste trabalho é apresentar programas computacionais que trabalhem com modelos tridimensionais que contribuam para uma melhor apreensão e abstração dos conceitos explorados na sala de aula pelos professores. De posse desse material, quatro turmas de alunos do ensino médio do município referido foram tomadas para colaborar com a pesquisa. Para duas turmas do ensino médio, os conteúdos de isomeria foram abordados utilizando-se os modelos tridimensionais computadorizados, enquanto as duas outras passaram a ter as aulas da maneira tradicional. Com isso foi possível perceber que os programas computacionais auxiliaram de maneira positiva quanto ao rendimento da aprendizagem, uma vez que colaborou no desempenho dos alunos em aspectos como: atenção, compreensão, raciocínio, motivação entre outros. De maneira geral foi possível que os alunos quando estão diante de uma nova oportunidade de aprender, e que se esta lhes der as condições necessárias os mesmos se disponibilizam gratamente no processo ensino-aprendizagem na construção de sua própria aprendizagem, devendo para tanto os docentes estarem atentos as novas ferramentas tecnológicas e mesmo metodológicas no uso de suas atribuições.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Francisco Brazpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectModelos tridimensionais computadorizadospt_BR
dc.subjectIsomeriapt_BR
dc.titleA virtualização do 3D como ferramenta de aprendizagem computacional no ensino de isomeriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - IZAQUE GOMES DE SOUZA.pdf718.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.