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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Juvito, Josefa Ivoneide Roque | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-11T14:50:03Z | - |
dc.date.available | 2016-03-11T14:50:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9077 | - |
dc.description | JUVITO, Josefa Ivoneide Roque. O papel do professor no processo de letramento: desafios e possibilidades. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Todo texto organiza-se dentro de um determinado gênero, portanto o objetivo deste trabalho é determinar a importância dos gêneros textuais no cotidiano escolar. O propósito maior é refletir sobre uma nova forma de lidar com os diferentes gêneros no ambiente de ensino. Sabe-se que textos têm importância nos modos de agir e desempenham papéis sociais singulares. Para tratar metodologicamente o tema, em princípio, selecionamos alguns autores: Bakhtin (1992), a partir de sua noção de gênero textual e discursivo, Schneuwly e Dolz, com vistas ao texto no ambiente escolar, além de Bronckart. Igualmente consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de língua portuguesa. Todo texto organiza-se dentro de um determinado gênero. Os vários gêneros existentes constituem formas relativamente estáveis de enunciados. Este trabalho contribuirá para que o leitor possa refletir sobre a variedade de gêneros textuais, percebendo os grupos textuais como um meio de agir em sociedade, identificando-os com clareza. É importante fazer com que os alunos observem que os diversos gêneros possuem diferentes linguagens, estrutura e cumprem diferentes funções, de forma que os sujeitos possam agir conscientemente dentro da sociedade. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo na EEEF Chagas Soares, nas turmas do 6º e 7º ano, onde expandimos o estudo dos gêneros textuais e desenvolvemos junto aos discentes atividades nas quais estão expostas por etapas na metodologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José do Egito Negreiros Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | A importância dos gêneros textuais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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