Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJuvito, Josefa Ivoneide Roque-
dc.date.accessioned2016-03-11T14:50:03Z-
dc.date.available2016-03-11T14:50:03Z-
dc.date.issued2014-07-19-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9077-
dc.descriptionJUVITO, Josefa Ivoneide Roque. O papel do professor no processo de letramento: desafios e possibilidades. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractTodo texto organiza-se dentro de um determinado gênero, portanto o objetivo deste trabalho é determinar a importância dos gêneros textuais no cotidiano escolar. O propósito maior é refletir sobre uma nova forma de lidar com os diferentes gêneros no ambiente de ensino. Sabe-se que textos têm importância nos modos de agir e desempenham papéis sociais singulares. Para tratar metodologicamente o tema, em princípio, selecionamos alguns autores: Bakhtin (1992), a partir de sua noção de gênero textual e discursivo, Schneuwly e Dolz, com vistas ao texto no ambiente escolar, além de Bronckart. Igualmente consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de língua portuguesa. Todo texto organiza-se dentro de um determinado gênero. Os vários gêneros existentes constituem formas relativamente estáveis de enunciados. Este trabalho contribuirá para que o leitor possa refletir sobre a variedade de gêneros textuais, percebendo os grupos textuais como um meio de agir em sociedade, identificando-os com clareza. É importante fazer com que os alunos observem que os diversos gêneros possuem diferentes linguagens, estrutura e cumprem diferentes funções, de forma que os sujeitos possam agir conscientemente dentro da sociedade. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo na EEEF Chagas Soares, nas turmas do 6º e 7º ano, onde expandimos o estudo dos gêneros textuais e desenvolvemos junto aos discentes atividades nas quais estão expostas por etapas na metodologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José do Egito Negreiros Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.titleA importância dos gêneros textuais no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSEFA IVONEIDE ROQUE JUVITO.pdf481.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.