Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/910
Título: Método de amostragem e caracterização descentralizada de resíduos sólidos urbanos para o município de Queimadas-PB
Autor(es): Henriques, Kenny Rogers da Silva
Palavras-chave: Amostragem
Caracterização
Resíduos Sólidos Urbanos
Data do documento: 11-Jun-2013
Resumo: Os resíduos sólidos são subprodutos das mais diversas atividades realizadas pelo homem, sendo resultantes do consumo direto ou indireto dos recursos naturais. No âmbito urbano temos como resíduos sólidos aqueles de origem doméstica, comercial, industrial, de serviços de saúde, da limpeza pública e da construção civil. A caracterização dos resíduos sólidos urbanos é de fundamental importância quando se pretende implantar um plano de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. Essas informações são essenciais para dimensionamento de todas as etapas do plano. O objetivo desse trabalho é construir e propor um método amostragem e caracterização descentralizada de resíduos sólidos urbanos para o município de Queimadas de forma a criar subsídios para o dimensionamento da coleta e limpeza urbana, construção de aterro sanitário e programas de educação e conscientização ambiental. Essa metodologia de amostragem está fundamentada no principio de heterogeneidade quantitativa e qualitativa na produção espacial de resíduos sólidos, justificando a necessidade de amostragem em todo perímetro urbano. A princípio, no estabelecimento das áreas de amostragem foram definidos onze perímetros circulares, concêntricos, contemplando toda área urbana, e com núcleo na região de maior densidade demográfica, sendo esta, o centro comercial da cidade. Nessas áreas, foram definidos os pontos de amostragem. Para quantificação do número de pontos, teve-se como referência a massa total a ser amostrada, MT = 1000 kg de resíduos sólidos. A fim de atingir a massa total de coleta foi definido o total de 88 pontos de coleta. A distribuição dos pontos de amostragem seguiu-se uniformemente em cada área circular delimitada, sendo oito pontos em cada círculo. Foi obtido assim, um padrão onde a maior densidade de pontos por unidade de área, tende naturalmente ao centro comercial da cidade, área de maior produção de resíduos sólidos, devida sua maior densidade demográfica, diminuindo em direção às periferias. Concluiu-se nesse trabalho a construção de um método de amostragem e caracterização descentralizada de resíduos sólidos urbanos para o município de Queimadas. Este método apresenta-se como ferramenta plausível para efetivação da caracterização de resíduos sólidos de forma representativa, podendo ser adaptado e aplicado em outros municípios de porte similar.
Descrição: HENRIQUES, K. R. da S. Método de amostragem e caracterização descentralizada de resíduos sólidos urbanos para o município de Queimadas-PB. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/910
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kenny Rogers da Silva Henriques.pdfPDF - Kenny Rogers da Silva Henriques1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.