Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/916
Título: Avaliação da qualidade da água em habitações de interesse social através de Indicadores Sentinelas
Autor(es): Santana, Cícero Fellipe Diniz de
Palavras-chave: Qualidade da Água
Cloro Residual Livre
Cloro Residual Combinado
Data do documento: 12-Jun-2013
Resumo: A qualidade da água para um fim específico deve levar em consideração as características físicas, químicas e biológicas, aspectos quantitativos e qualitativos, cujos seus aspectos característicos são previstos e referendados por órgãos diversos e pela legislação condizente, responsáveis pela gestão de cada uso particular da água. Este trabalho teve como base a avaliação dos indicadores sentinelas em habitações de interesse social, obtendo assim, informações que servirão para na formulação de um plano de amostragem para a vigilância da qualidade da água neste tipo de habitação. O objetivo da monitoração dos indicadores sentinelas no sistema de distribuição de água do bairro do Araxá em Campina Grande (PB), cidade que abastece mais de 400.000 pessoas, contempla o atendimento a comunidade local, com o levantamento de informações importantes para plano municipal de amostragem da vigilância da qualidade da água. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de um período total de 6 (seis) meses. Inicialmente foi feito um estudo preliminar do sistema de abastecimento de água de Campina Grande (PB). Em seguida, foi procedida a escolha aleatória de 40 (quarenta) habitações de interesse social distribuídas em pontos estratégicos para a coleta de amostras e análise, in loco, dos indicadores sentinelas (cloro residual livre e turbidez) e cloro residual combinado. Os resultados da pesquisa contribuíram para a verificação das condições hidrossanitárias das residências e a identificação da necessidade da manutenção dos reservatórios de acumulação das casas, evidenciando as condições desfavoráveis, para o consumo da água, quanto aos reservatórios e fatores ligados à degradação dos agentes desinfetantes, frente a resultados em desacordo com as normas e padrões de potabilidade, analisando o percentual de conformidade no atendimento ao padrão exigido em norma quanto ao valor de cloro residual livre e analise da turbidez, no que diz respeito ao nível de proteção da água nas habitações. A avaliação dos parâmetros escolhidos mostra que o descompromisso do Poder Público na promoção de políticas de desenvolvimento urbano e saneamento fornecida à população, é uma realidade da grande maioria dos municípios brasileiros.
Descrição: SANTANA, C. F. D. de. Avaliação da qualidade da água em habitações de interesse social através de Indicadores Sentinelas. 2012. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/916
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Fellipe Diniz de Santana.pdfPDF - Cícero Fellipe Diniz de Santana7.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.