Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/918
Título: Proposta de tratamento e aproveitamento dos resíduos provenientes de uma unidade industrial de beneficiamento de Quartzito
Autor(es): Amorim, Marlon Leal Cabral Menezes de
Palavras-chave: Quartzito
Resíduos Sólidos
Efluente Líquido
Data do documento: 12-Jun-2013
Resumo: Com o crescimento acentuado da construção civil, o comércio de rochas ornamentais sofreu um forte aumento nos últimos anos, dentre estas está inserido o Quartzito. Rocha com suas particularidades características e de variadas aplicabilidades, é encontrada em diversas cores e em abundancia no município de Junco do Seridó na Meso-Região do estado da Paraíba. Com o aumento do beneficiamento do Quartzito, consequentemente, tem acrescido a quantidade de resíduos gerados e a problemática de sua destinação correta. A busca da reutilização desses resíduos no processo produtivo das fabricas que beneficiam essas rochas vem aumentado, tanto pelo incremento econômico quanto pela preservação ambiental. A partir da Conferencia Mundial sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, em 1972, a preocupação com as questões ambientais tomaram outro rumo, as empresas passaram a incorporar a preocupação ambiental em seus interesses devido à crescente cobrança das exigências da legislação vigente, outro grande motivo de acréscimo dessa preocupação foi que as empresas passaram a ver na preservação ambiental uma forma de melhorar sua imagem perante a sociedade, ao mesmo tempo em que reduzem custos e aumentam os níveis de produtividade. Desta forma, neste trabalho objetiva-se caracterizar os resíduos gerados no beneficiamento do Quartzito e propor soluções de tratamento e alternativas de aplicabilidade para estes. Foram realizadas visitas técnicas em serrarias e empresas de beneficiamento no município do Junco do Seridó, onde foi possível identificar como principais resíduos gerados o efluente líquido, liberado pelas máquinas de corte, e o resíduo sólido, caracterizado como sobras do processo. Através de revisão bibliográfica foi possível caracterizar esses resíduos e propor o tratamento ou destinação ambientalmente correta para estes.
Descrição: AMORIM, M. L. C. M. de. Proposta de tratamento e aproveitamento dos resíduos provenientes de uma unidade industrial de beneficiamento de Quartzito. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/918
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marlon Leal Cabral Menezes de Amorim.pdfPDF - Marlon Leal Cabral Menezes de Amorim552.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.