Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Nayara Suênia de-
dc.date.accessioned2013-06-12T23:29:09Z-
dc.date.available2013-06-12T23:29:09Z-
dc.date.issued2013-06-12-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/920-
dc.descriptionOLIVEIRA, N. S. de. Mídia e produção do conhecimento na educação física escolar. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa que hora apresentamos teve como objetivo reconhecer e analisar a produção do conhecimento sobre mídia e Educação Física escolar, veiculada pelo GTT Escola nas reuniões bianuais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, cujo corpus de análise constituiu-se em 243 trabalhos do GTT Escola, publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE, de 2003 a 2011. Como técnica de análise dos dados, foi realizada uma análise de conteúdo, baseada em Bardin (1979). A préanálise da pesquisa foi realizada por meio da seleção e obtenção do material, além da leitura flutuante do corpus de análise. A exploração do material deu-se a partir da elaboração das fichas de conteúdos, da retirada dos núcleos de sentido e da elaboração de uma matriz temática para categorização dos dados, analisados a partir da interpretação referencial, tendo em vista nosso referencial teórico. Das quatro produções analisadas ao final do processo de delimitação do nosso corpus, a pesquisa identifica que todas defendem simultaneamente a linguagem midiática como recurso didático e objeto de estudo, sem referir-se às possibilidades criativas da produção midiática. Consideramos que o contexto produtivo deve ser mais explorado, permitindo que o aluno interprete e assimile de forma criativa as mensagens veiculadas pela mídia, abrindo assim, possibilidades de um maior protagonismo por parte de professores e alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Ribeiro Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectProdução midiáticapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleMídia e produção do conhecimento na educação física escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Suênia de Oliveira.PDFPDF - Nayara Suênia de Oliveira2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.