Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/924
Título: Prevalência dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis entre pessoas idosas assistidas por uma unidade básica de saúde da familia - Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Rilva Maria da
Palavras-chave: Promoção da Saúde
Idoso
Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Introdução: A proposta de envelhecimento ativo e saudável busca oferecer qualidade de vida por meio da alimentação adequada e balanceada, prática regular de exercícios físicos, convivência social estimulante, busca de atividades prazerosas e/ou que reduzam o estresse, diminuição dos danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco sendo, dessa forma, medidas que inibem os fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNTs (BRASIL, 2012). Objetivo: Apresentar a prevalência e distribuição de fatores de risco para DCNTs, em pessoas idosas atendidas pela Unidade Básica de Saúde da Família - Bonald Filho, da área de abrangência codificada 053 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Metodologia: Estudo transversal com abordagem de técnicas estatísticas descritivas inferenciais por meio de correlações resultante de uma pesquisa- ação. Os testes utilizados foram Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher sendo a margem de erro dos testes estatísticos 5%. Os dados foram digitados e analisados no SPSS (Statistical Packag for the Social Sciences) versão 17.0. A população abrangeu 137 idosos assistidos pela Unidade Básica de Saúde da Família Bonald Filho localizada no bairro Monte santo, Campina Grande, Paraíba. Os fatores de risco, tabagismo, etilismo, pressão alta, atividade física e colesterol foram analisados a partir da faixa etária, gênero e escolaridade enquanto da alimentação foi considerado o grupo de alimento de maior e menor prevalência de consumo. Resultados e Discussão: Quanto a faixa etária: A pressão alta prevalece sobre os idosos com mais de 80 anos. O colesterol aflige mais os idosos entre 61 e 79 anos. Tanto o etilismo quanto o tabagismo estão mais presente entre os idosos com idade entre 61 e 69 anos. Observa-se tambem que o ato não praticar atividade fisica prevalece sobre os idosos com mais de 80 anos. Quanto ao gênero: Tanto a pressão alta quanto o colesteral elevado é superior nos gênero feminino. O etilismo e o tabagismo prevalece sobre o genero masculino. O ato de não praticar atividade fisica prevalece sobre as mulheres. Quanto a escolaridade: Verifica-se que a pressão alta esta prevalente nos idosos que cursaram o 1º grau, assim como a pressão alta e o colesterol elevado afligem os idosos com curso superior. O etilismo prevalece nos idosos que nunca estudaram e com 2º grau, o tabagismo aflige os que nunca estudaram e o ato de não praticar atividade física esta mais prevalente nos que nunca estudaram, fizeram o curso primário e nos que tem curso superior. Conclusões: A saúde é uma condição influenciada não apenas por fatores específicos, mas pela interação entre eles, portanto resultado das condições de vida dos sujeitos.
Descrição: SILVA, R. M. da. Prevalência dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis entre pessoas idosas assistidas por uma unidade básica de saúde da familia - Campina Grande - PB. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/924
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rilva Maria da Silva.pdfRilva Maria da Silva1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.