Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9250
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Garcia, Danilma Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-28T15:31:41Z | - |
dc.date.available | 2016-03-28T15:31:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 107 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9250 | - |
dc.description | GARCIA, Danilma Medeiros. Filosofia no currículo do ensino médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho procura apresentar propostas do ensino de Filosofia, mostrando sua relevância enquanto disciplina para a formação social e intelectual do indivíduo, levantando considerações sobre a luta histórica acerca da reintegração da disciplina de Filosofia no currículo do ensino médio. O estudo se orienta no sentido de compreender e apresentar sugestões que levem a comunidade escolar a repensar sua postura no contexto social em que vive e com isso, reconhecer o quanto a disciplina de Filosofia é importante para a formação cidadã e para o processo de ensino e aprendizagem. No decorrer da pesquisa fazem-se algumas exposições sobre a Filosofia e a vida, bem como o papel do livro didático de Filosofia e os conhecimentos preestabelecidos pelos alunos. Nesse contexto, é preciso reconhecer o real valor dos agentes no processo de ensino, na qual, o professor de Filosofia como membro articulador no processo do filosofar, prima em incitar nos alunos a possibilidade de assumirem a reflexão crítica, como caminho à independência ao livre pensar. Para realizar esta pesquisa foram feitas leituras de vários teóricos e críticos que serviram de inspiração para as discussões levantadas sobre o tema mencionado, com destaque nas obras de Freire (2002), Gallo (2007), Hegel (1994), Kant (2001), Ramos (2007), Silva (2001), Silveira (2000), entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eli Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.title | Filosofia no currículo do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - DANILMA MEDEIROS GARCIA.pdf | 561.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.