Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Ana Lúcia Balbina | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-28T15:35:33Z | - |
dc.date.available | 2016-03-28T15:35:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9254 | - |
dc.description | SALES, Ana Lúcia Balbina. O ensino das operações básicas da matemática e a contribuição para o cotidiano do aluno do Ensino Fundamental II. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental tem por objetivo, segundo os PCNs, a base de conteúdos que serão utilizados pelos alunos por toda sua vida. Porém, há distorções de conhecimentos de conteúdos que são básicos para que o seguimento dessa disciplina seja eficaz, pois a sequência de conteúdos posteriores depende da “bagagem” trazida pelos alunos, que nem sempre é suficiente. Assim, este trabalho objetivou identificar o por que dos alunos chegarem ao 6º ano do ensino fundamental sem o conhecimento das operações básicas da matemática, refletindo sobre o papel do professor como agente facilitador da aprendizagem e analisando o nível de envolvimento desses alunos com a disciplina após o primeiro semestre de aula no mesmo ano. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando como corpus para análise um questionário respondido pelos alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de educação de Alagoa Nova, em confronto com atividades realizadas como revisão no início do ano letivo de 2014, que serviram de diagnóstico para descobrir o nível de conhecimentos básicos da turma em questão. Como embasamento teórico, foram tomados os estudos de PCN (2001), BAUMAN (2003), D‟AMBROSIO (2006), VERGNAUD (2009), FIORENTINI e LORENZATO (2006), dentre outros que se atêm ao processo de ensino-aprendizagem como um trabalho em conjunto para buscar melhorias nesse processo. Os resultados dessa pesquisa podem ser tomados como um trabalho que parte da preocupação com as bases do aluno no tocante ao aprendizado da matemática e que faz com que reflitamos acerca de metodologias que não deixem a desejar no campo aplicado, pois a falta de eficácia em um ano de estudo pode gerar transtornos para o resto da vida escolar do aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rochane Villarim de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Operações matemáticas | pt_BR |
dc.title | O ensino das operações básicas da Matemática e a contribuição para o cotidiano do aluno do Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ANA LÚCIA BALBINA SALES.pdf | 379.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.