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dc.contributor.authorSoares, Rose Merri Dantas de Assis-
dc.date.accessioned2016-03-28T15:37:35Z-
dc.date.available2016-03-28T15:37:35Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9256-
dc.descriptionSOARES, Rose Merri Dantas de Assis. O ensino municipal de Belém-PB: um olhar diferenciado para o multisseriado. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da educação do município de Belém, estado da Paraíba, tendo como base o ensino rural e como foco um olhar diferenciado para o ensino multisseriado, porque todas as escolas da zona rural do município funcionam nessa modalidade de ensino. A pesquisa literária procurou explicar conceitos polissêmicos como cultura e educação. Pesquisaram, também, ruralidade e a dicotomia urbano x rural, termos que neste contexto se fazem necessários para a condução e compreensão desta investigação. A pesquisa entrevistou secretários de educação, coordenadores de programas educacionais (EJA, PNAIC, etc.), pedagogos, gestores escolares, professores e alunos. O nível de qualificação dos professores da rede municipal de Belém é uma realidade, incontestavelmente, significativa. Num total de 239 professores apenas 4 estudam, ainda, o Ensino Médio, os demais estão assim distribuídos: 58 com Pós-Graduação, 90 com Licenciatura Plena, 37 com o Curso Normal e 40 com o Ensino Médio. Todas as escolas, tanto urbanas quanto rurais, têm Conselho Escolar, Projeto Pedagógico e Regimento Interno. Em termos gerais o ensino municipal de Belém vem, mostrando consideráveis avanços e procurando cumprir os ditames do MEC. Todos os entrevistados foram unânimes em desaprovar o ensino multisseriado. A heterogeneidade dessa modalidade é vista pelos educadores como um ensino de segunda categoria e de difícil organização didático-pedagógica. Essa dificuldade gera incompetência na aprendizagem do Ensino Fundamental I da zona rural dificultando o acompanhamento dos conteúdos do Fundamental II, do ensino regular, oferecido na escola urbana. A Secretária Executiva da Educação, quando entrevistada, apresentou como sugestão para este caso, a criação de Centros Educacionais na zona rural. Esses Centros ofereceriam condições para formar turmas por ano/série de estudo. Extinguiria o ensino multisseriado – educação do campo e, consequentemente, corrigiria a deficiência do ensino da zona rural que, então, passaria a funcionar como ensino regular. Todos os entrevistados concordam com a construção dos Centros por acreditar que solucionariam o problema da incompetência do ensino-aprendizagem da zona rural. É importante que se repense o caso porque o sujeito do campo, enquanto estudante, enquanto pessoa que se prepara para o futuro não merece tratamento educacional diferenciado e discriminatório.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Leandro Paiva do Monte Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino multisseriadopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino municipal de Belém-PB: um olhar diferenciado para o multisseriadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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