Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moço, Elisângela Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-29T11:19:37Z | - |
dc.date.available | 2016-03-29T11:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 305.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9259 | - |
dc.description | Moço, E. C. No ritmo do partido-alto nas rodas de bamba: negritude, cotidiano, violência e representação na musicalidade de Bezerra da Silva. 2014. 70f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar, através dos sambas do repertório de Bezerra da Silva, como o estigma, o preconceito e o descaso social ao moradores das áreas ditas perigosas, faz emergir na cidade discursos fundadores de uma divisão social e espacial, levantando um discussão que perpassa pela questão negra, da violência e da criminalidade. Apropriando-nos das discussões de teóricos como Certeau (2007), Chartier (2002), Hall (2000), Geertz (1989), Batista (2003)e Campos (2010). Com uma abordagem metodológica baseada no método indiciário de Ginzburg (1989) sobre os sambas marginais de Bezerra da Silva, podemos compreender a forma como a arte se apropria da realidade e produz representações do espaço vivido. Tais representações, analisadas sob a luz das metodologias históricas, podem descortinar discussões sobre a relação do preconceito social e racial podem levar ao isolamento citadino das comunidades periféricas, levando a um crescente nível de violência, que consequentemente, transforma estes espaços em criminalizados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Preconceito Racial | pt_BR |
dc.subject | Preconceito Social | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade Social | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Criminalidade | pt_BR |
dc.title | No ritmo do partido-alto nas rodas de bamba: negritude, cotidiano, violência e representação na musicalidade de Bezerra da Silva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - HCAB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elisângela Cabral Moço.pdf | 977.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.