Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9296
Título: Representações sociais de família entre os psicólogos do CRAS
Autor(es): Nascimento, Glória Rodrigues do
Palavras-chave: Representações sociais
Família
CRAS
Psicologia
Atuação profissional
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: A presente pesquisa partiu do pressuposto de que as representações sociais orientam as práticas dos profissionais em seus diversos contextos de atuação. O presente trabalho buscou, portanto, investigar as representações sociais sobre família construídas por psicólogos que atuam nos CRAS do município de Campina Grande. Participaram da pesquisa dez psicólogos que trabalham nos CRAS do município de Campina Grande – PB. Foram utilizadas, como instrumento de coleta, uma ficha sócio demográfica e a entrevista individual do tipo semiestruturada. Para a análise dos dados foi empregada proposta de análise de conteúdo temática. Os resultados permitem afirmar a existência de duas representações sociais de família; uma família idealizada, com ideias ancoradas no modelo hegemônico de família nuclear e uma família do cotidiano profissional, caracterizada pela pobreza, violência, uso de drogas, dentre outros fatores negativos. No que se refere à prática profissional, constatou-se que não existe trabalhos psicossociais voltados diretamente à família e que a atuação dos profissionais se respaldava principalmente pela perspectiva clínica tradicional.
Descrição: NASCIMENTO, G. R. do. Representações sociais de família entre os psicólogos do CRAS. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9296
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glória Rodrigues do Nascimento.pdfPDF - Glória Rodrigues do Nascimento462.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.