Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Carine Hellen Barreto dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T14:31:19Z | - |
dc.date.available | 2016-04-01T14:31:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9298 | - |
dc.description | SANTOS, C. H. B. dos. Crianças em acolhimento institucional: O lugar do sujeito de direito na escola. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Afastados do seio familiar por abandono ou violação dos direitos, crianças e adolescentes passam a usufruir do serviço de acolhimento institucional. Este serviço tem como compromisso garantir o desenvolvimento integral, fortalecer a cidadania, autonomia e a inserção social de sujeitos acolhidos. As Orientações Técnicas para Serviços de Acolhimento preveem a articulação intersetorial, destacando-se neste estudo a articulação entre o serviço de acolhimento institucional e a escola. Logo conhecer o processo educativo dessas crianças é necessário. O objetivo desse estudo foi analisar as concepções de professores sobre o desempenho escolar de crianças e adolescentes em acolhimento institucional; sobre as intervenções e estratégias utilizadas por eles para o desenvolvimento educacional das mesmas e sobre a articulação entre os trabalhos realizados por esses profissionais e os profissionais das instituições de acolhimento. A amostra contou com a participação de 20 professores que lecionam para as crianças e adolescentes acolhidos em duas instituições municipais da cidade de Campina Grande- PB. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através de categorização temática. Foi verificado que o desempenho escolar está entre baixo e regular, os professores identificam inúmeras dificuldades no processo educacional das crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Diante destas dificuldades os professores mencionam várias estratégias para enfrenta-las, entre elas atividade individual e o diálogo. A articulação instituição de acolhimento-escola é frágil e superficial, pouco sendo construída uma parceria em torno dos processos educacionais e suas especificidades, a participação dos sujeitos acolhidos é nula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lígia Aquino Gouveia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Acolhimento institucional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Crianças em acolhimento institucional: O lugar do sujeito de direito na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carine Hellen Barreto dos Santos.pdf | PDF - Carine Hellen Barreto dos Santos | 632.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.